Condenado

Harvey Weinstein é considerado culpado de três acusações de estupro e agressão sexual em Los Angeles

Weinstein está enfrentando julgamento por um total de sete acusações

(Foto: Divulgação)

Após 10 dias de deliberação, o júri finalmente chegou a um veredico no julgamento de Harvey Weinstein em Los Angeles. Ele é culpado de três acusações de estupro e agressão sexual.

Ele foi considerado culpado de estuprar uma modelo italiana, identificada como Jane Doe #1, no hotel Mr. C em fevereiro de 2013. Ele foi absolvido de outra acusação de agressão sexual, e o júri não conseguiu chegar a decisões unânimes sobre uma acusação de estupro.

Weinstein está enfrentando julgamento por um total de sete acusações: duas acusações de estupro e cinco acusações de agressão sexual. Cada acusação foi julgada separadamente, com o júri forçado a deliberar cada alegação individualmente. Ele foi absolvido de uma dessas acusações, e o júri não conseguiu chegar a uma decisão unânime em três das outras.

Se condenado por todas as acusações, Weinstein vai enfrentar um total de 60 anos adicionais de prisão. O homem de 70 anos, que está confinado a uma cadeira de rodas e sofre de vários problemas de saúde, já está cumprindo uma sentença de 23 anos por suas condenações por estupro em Nova York. Desde junho de 2021, ele está detido no Twin Towers Correctional Facility, no centro de Los Angeles, após uma extradição de Nova York antes de seu segundo julgamento.

Antes de Weinstein ser denunciado como um abusador sexual em série em outubro de 2017, o fundador da Miramax (e mais tarde The Weinstein Company) era visto como um dos reis de Hollywood, um magnata do cinema independente com um talento único para farejar candidatos à temporada de premiações do circuito de festivais de cinema e orientando as carreiras de alguns dos jovens cineastas mais ousados da indústria. Ele ganhou um Oscar e sete Tonys ao longo de sua longa carreira como produtor de cinema e teatro e foi creditado por conduzir diretores como Kevin Smith e Quentin Tarantino ao ápice de Hollywood.

Mas ele era tão famoso por suas birras infames e raiva desenfreada em relação a qualquer um que ele percebesse estar em seu caminho. Ele ganhou a reputação de uma das figuras de Hollywood mais difíceis de se trabalhar, e a indústria cinematográfica rapidamente lhe deu as costas, uma vez que não era mais visto como uma necessidade profissional lidar com ele. Seu legado definidor são as vidas e carreiras deixadas danificadas em seu rastro.