Especial

James Cameron: Do Pior ao Melhor filme como diretor

Aproveitando o lançamento de "Avatar: O Caminho da Água", vamos de lista!

(Foto: Divulgação)

Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post.

Obs 2: Foram considerados na lista apenas os filmes de ficção, os documentários “Fantasmas do Abismo” e “Criaturas das Profundezas” não foram considerados

09. PIRANHA 2: ASSASSINAS VOADORAS (1981)

Seu filme de estreia foi esta bomba onde ainda Cameron não foi capaz de mostrar toda a sua genialidade como diretor. É um trabalho de inicio de carreira claramente realizado como um serviço a ser prestado, e não como algo apaixonante para Cameron. Esquecível!

08. AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA (2022)

Eu gostei desta continuação de “Avatar” lançada 13 anos após o original. Os efeitos, mais uma vez, são revolucionários e de encher os olhos. Mas aqui, Cameron segue um caminho muito seguro na história que me desagrada e se repete bastante com relação ao primeiro. Gostei, mas não me empolgou tanto quanto o antecessor.

07. TRUE LIES (1996)

Um filmaço de ação e comédia que presta homenagem aos clássicos filmes do gênero dos anos 70 e 80 e a todos os seus absurdos. Mas Cameron não entrega uma produção qualquer, mas cenas de ação divertidíssimas e de alta qualidade técnica, e um elenco ótimo liderado por Schwarzenegger e Jamie Lee Curtis.

06. O SEGREDO DO ABISMO (1989)

Um filme com alguns efeitos visuais revolucionários para a época e que leva o suspense para o fundo do mar (uma das paixões de Cameron). O resultado é um suspense claustrofóbico, angustiante e bastante empolgante.

05. AVATAR (2009)

“Avatar” é carregado de homenagens a narrativas clássicas do cinema, mas tudo contado com uma maestria memorável. Além da identificação com os personagens e a sua jornada de sobrevivência após os seres humanos aparecerem para destruir tudo neste mundo chamado Pandora, o filme foi uma revolução tecnológica que mudou a indústria do cinema. E os efeitos ainda continuam acachapantes!

04. O EXTERMINADOR DO FUTURO (1984)

Um filme barato para a época que se tornou revolucionário e marcante. Uma história de fuga e perseguição tensa, angustiante e carregada de momentos icônicos. E o melhor ainda estava por vir!

03. ALIENS: O RESGATE (1986)

O primeiro filme foi dirigido por Ridley Scott e é uma obra-prima do suspense. Quando Cameron assumiu este segundo, ele não quis copiar mas criar algo completamente novo. Portanto, ele fez um filmaço de ação que expande o universo da franquia e nos coloca em uma jornada claustrofóbica e empolgante.

02. O EXTERMINADOR DO FUTURO 2: O JULGAMENTO FINAL (1991)

Considerado (com razão) um dos melhores filmes de ação de todos os tempos, “O Exterminador do Futuro 2” é maior em produção e em emoção, com uma história que nos engaja mais ainda com os personagens e seus destinos.

01. TITANIC (1997)

Ainda para mim, “Titanic” continua sendo uma das experiências mais memoráveis do cinema. Um romance trágico daqueles emocionantes embalado por uma história real que ficou marcada na história da humanidade. O trabalho técnico do filme continua magistral com efeitos que não envelheceram mal. Uma obra-prima inesquecível da Sétima Arte!