Carreira

Judi Dench diz que atuar ‘se tornou impossível’ por causa da perda de visão

Atriz disse que precisa de uma máquina que lhe ensine suas falas

(Foto: Divulgação)

Judi Dench tem sido bastante aberta com os fãs nos últimos anos sobre sua condição degenerativa nos olhos, o que tornou cada vez mais difícil para a vencedora do Oscar de 88 anos aprender suas falas. Em uma nova entrevista no “The Graham Norton Show”, Dench disse que agora se tornou “impossível” aprender falas por causa de sua perda de visão. A atriz há muito se orgulha de ter uma memória fotográfica quando se trata de roteiros, mas ela não pode mais confiar nela.

“Tornou-se impossível e, como tenho memória fotográfica, preciso encontrar uma máquina que não apenas me ensine minhas falas, mas também me diga onde elas aparecem na página”, disse Dench. “Eu costumava achar muito fácil aprender falas e memorizá-las. Eu poderia fazer toda a ‘Noite de Reis’ [de Shakespeare] agora.”

Durante uma conversa em 2021 com a Vision Foundation, uma instituição de caridade para perda de visão de Londres, Dench revelou que pede a seus amigos íntimos que a ajudem a memorizar novos roteiros lendo-os em voz alta para ela enquanto a repetição do diálogo a ajuda.

“Você encontra uma maneira de contornar e superar as coisas que acha muito difíceis”, disse Dench na época. “Eu tive que encontrar outra maneira de aprender falas e coisas, que é fazer com que grandes amigos meus as repitam para mim indefinidamente. Portanto, tenho que aprender por meio da repetição e só espero que as pessoas não percebam muito se todas as falas forem completamente inúteis!”