Cinema

Judi Dench está ficando cega e diz que não consegue mais enxergar no set

Atriz diz que precisa da ajuda de amigos para memorizar falas

(Foto: Divulgação)

A atualização mais recente de Judi Dench sobre sua visão deteriorada é que ela não consegue mais enxergar nos sets de filmagem. Ela revelou anteriormente que sua perda de visão tornou quase impossível ler roteiros. Falando ao Sunday Mirror (através do The Guardian), a vencedora do Oscar disse que perder sua capacidade de ver foi “o choque mais terrível”, acrescentando: “Horrível. É terrível ser tão dependente das pessoas.”

“Quero dizer, não consigo mais ver em um set de filmagem”, disse Dench. “E eu não consigo ver para ler. Então não consigo ver muito. Mas você sabe que apenas lida com isso. Segue em frente. É difícil para mim se eu tiver algum papel de peso. Eu ainda não encontrei um caminho. Porque tenho tantos amigos que vão me ensinar o roteiro. Mas eu tenho uma memória fotográfica.”

Durante uma conversa em 2021 com a Vision Foundation, uma instituição de caridade para perda de visão de Londres, Dench revelou que pede a seus amigos íntimos que a ajudem a memorizar novos roteiros lendo-os em voz alta para ela enquanto a repetição do diálogo a ajuda.

“Você encontra uma maneira de contornar e superar as coisas que acha muito difíceis”, disse Dench na época. “Eu tive que encontrar outra maneira de aprender falas e coisas, que é fazer com que grandes amigos meus as repitam para mim indefinidamente. Portanto, tenho que aprender por meio da repetição e só espero que as pessoas não percebam muito se todas as falas forem completamente inúteis!”