Julgamento

Kevin Spacey é inocentado de todas as nove acusações de agressão sexual em tribunal de Londres

Ator saiu vitorioso de mais um julgamento contra ele

(Foto: Divulgação)

Kevin Spacey começou a chorar nesta quarta-feira (26) quando um júri do Reino Unido o considerou inocente de nove acusações de agressão sexual, atentado ao pudor e – a acusação mais grave – levar uma pessoa a se envolver em atividade sexual com penetração.

Isso significa que Spacey, em seu aniversário de 64 anos, foi inocentado de todas as acusações contra ele no Reino Unido. O júri levou dois dias para chegar a uma decisão. O ex-ator de “House of Cards” passou as últimas quatro semanas e meia em Southwark Crown Court, em Londres, lutando contra seu caso.

Durante o julgamento, o júri ouviu os quatro homens que fizeram as denúncias contra o ator (nenhum dos homens pode ser nomeado por razões legais).

Um dos homens, que entrou em contato com Spacey com frequência no início dos anos 2000, durante a passagem do ator como diretor criativo do teatro Old Vic, disse que Spacey o agarrou repetidamente pela virilha, incluindo uma vez quando eles estavam em uma rodovia. Na ocasião, o homem, que disse estar dirigindo no momento, alegou que Spacey o agarrou com tanta força nos órgãos genitais que quase tirou o carro da estrada. Spacey disse que os homens tiveram um relacionamento “consensual” que envolvia alguns toques, mas ele respeitou os limites da suposta vítima. O ator negou totalmente o incidente do quase acidente e forneceu evidências de que não poderia ter ocorrido no período de tempo em que o homem reclamou.

A segunda reclamação estava relacionada a um evento de caridade em 2005, no qual um homem acusou Spacey de fazer vários comentários sexualmente agressivos antes de prendê-lo contra a parede e agarrar sua virilha. Spacey negou ter conhecido o homem no evento.

A terceira denúncia – a mais séria – envolvia uma possível sentença de prisão perpétua. O reclamante alegou que em 2008 ele acabou no apartamento de Spacey em Londres, onde adormeceu ou de alguma forma ficou inconsciente e acordou para encontrar Spacey fazendo sexo oral nele. Spacey disse que o encontro foi consensual e, no que pode ter sido uma prova crucial, forneceu registros telefônicos que contradiziam o relato do homem.

A quarta reclamação dizia respeito a uma festa na casa alugada de Spacey em Gloucestershire. Depois de conhecer a suposta vítima no pub, um grupo acabou na residência do ator onde, segundo a suposta vítima, Spacey beijou seu pescoço, agarrou seu pênis e disse “seja legal, seja legal”. Spacey negou a agressão sexual, mas descreveu o encontro como um “passe desajeitado” de embriaguez, pelo qual mais tarde tentou se desculpar.

Um júri rejeitou cada uma das acusações relacionadas às contas dos homens.

Originalmente, Spacey foi acusado de 12 acusações, mais um adendo a uma das acusações, mas elas foram reduzidas para nove na semana passada devido a um “tecnicismo legal”.

As absolvições são mais uma vitória para Spacey, que ganhou uma ação civil de US$ 40 milhões movida pelo ator Anthony Rapp em outubro passado. Rapp acusou Spacey de agressão sexual, ocorrida em 1986, mas um júri de Nova York rejeitou a acusação.