Cinema

Michael Oher, que inspirou longa ‘Um Sonho Possível’, revela que família mentiu sobre sua adoção e nunca lhe pagou lucros do filme

Ex-jogador também revelou que odiou a maneira como foi retratado no filme de 2009

(Foto: Divulgação)

O ex-astro da NFL Michael Oher tornou-se um nome familiar quando sua história da pobreza à riqueza se tornou o filme vencedor do Oscar, “Um Sonho Possível” (The Blind Side), que rendeu a estatueta dourada de Melhor Atriz para Sandra Bullock.

Agora, o ex-atleta alegou em um processo que a história de adoção por trás do filme de sucesso foi uma mentira e que Sean e Leigh Anne Tuohy, o casal branco de Memphis que o acolheu como estudante do ensino médio, ganhou milhões com seu nome enquanto deixada de pagar os lucros devidos com a produção de Hollywood e livro.

E sua petição legal apresentada no tribunal de sucessões em Shelby County, Tennessee, afirma surpreendentemente que o casal nunca o adotou, apesar de ser uma trama central na história e uma reivindicação que eles fizeram repetidamente ao longo dos anos.

Mas Sean Tuohy disse mais tarde ao Daily Memphian que as alegações de Oher “devastaram” a família e ele defendeu das acusações sobre não adotá-lo.

 Casal Sean e Leigh Anne Tuohy (Foto: Divulgação)

“Entramos em contato com advogados que nos disseram que não poderíamos adotar maiores de 18 anos; a única coisa que podíamos fazer era ter uma tutela. Estávamos tão preocupados com o que estava acontecendo que garantimos que a mãe biológica fosse ao tribunal ”, disse ele.

E acrescentou: “Não ganhamos dinheiro com o filme. Bem, Michael Lewis, o [autor do livro no qual o filme foi baseado] nos deu metade de sua parte. Todos na família receberam uma parte igual, incluindo Michael. Foi cerca de US $ 14.000, cada um.”

Confira abaixo cinco revelações chocantes de Michael Oher sobre a família:

A família Tuohy se aproximou de Oher quando seu talento atlético ficou claro

Oher foi um dos 12 filhos de uma mãe que lutava contra o vício em drogas. Ele foi colocado em um orfanato antes de seu 11º aniversário e também passou um tempo morando nas ruas. Ele frequentou 11 escolas em nove anos, mas na 10ª série começou a frequentar uma escola particular cristã em Memphis após ser apresentado ao diretor.

Ele se tornou um dos melhores jogadores de futebol do país e a petição diz que, uma vez que seus talentos se tornaram óbvios, os Tuohys estabeleceram um relacionamento próximo com ele. A família pediu que ele ficasse regularmente em sua casa na cidade e acabou tornando o arranjo permanente. A petição diz que eles o encorajaram a chamá-los de “mãe” e pai.

A família Tuohy nunca adotou Oher, mas conseguiu que ele assinasse a tutela

A petição diz que a família de fato não adotou Oher, mas quando ele completou 18 anos em 2004 conseguiu que ele assinasse uma tutela, dando-lhes o poder de fazer negócios usando seu nome.

E os advogados de Oher dizem que ele não descobriu que não era realmente parte legal da família em fevereiro de 2023.

“Michael Oher descobriu essa mentira para seu desgosto e constrangimento em fevereiro de 2023, quando soube que a tutela com a qual ele consentiu com base no fato de que isso o tornaria um membro da família Tuohy, de fato, não lhe fornecia nenhum relacionamento familiar com os Tuohys.”

A família Tuohy é paga por ‘Um Sonho Possível’, mas Oher é cortado do acordo por sua história de vida

Documentos judiciais afirmam que os Tuoys negociaram um contrato de filme sobre seu relacionamento com Oher após o lançamento de 2006 do livro “The Blind Side: Evolution of a Game”.

De acordo com o processo, o acordo do filme pagou aos Tuohys e seus dois filhos biológicos US$ 225.000 cada, bem como 2,5% dos “receitos líquidos definidos” do longa. O filme foi um sucesso e arrecadou mais de US$ 300 milhões mundialmente.

A petição diz que em 2007 Oher assinou um contrato separado com a 20th Century Fox Studios para “ceder” os direitos sobre sua história de vida “sem qualquer pagamento”. Os advogados de Oher dizem que ele não se lembra de ter assinado o contrato e, se o fez, ninguém explicou o que significava.

Os Tuoys sempre disseram que dividiram o dinheiro em cinco partes, com Oher recebendo uma parte. A petição afirma que ele nunca recebeu dinheiro com o filme.

Oher odiou a maneira como foi retratado no filme

A confiança de Oher nos Tuohys começou a diminuir após o sucesso de “Um Sonho Possível”, de acordo com seu advogado J Gerard Stranch IV.

“O relacionamento de Mike com a família Tuohy começou a declinar quando ele descobriu que era retratado no filme como pouco inteligente”, disse Stranch.

“O relacionamento deles continuou a se deteriorar quando ele soube que era o único membro da família que não recebia cheques de royalties do filme, e foi permanentemente rompido quando ele percebeu que não era adotado e não fazia parte da família.”

Oher pede ao tribunal para impor liminar a Tuohys impedindo-os de usar seu nome

A petição pede ao tribunal que encerre a tutela e emita uma liminar impedindo a família de usar seu nome e imagem.

Oher também quer uma contabilidade completa do dinheiro que a família ganhou usando seu nome e receber uma parte justa dos lucros. Ele também está buscando indenizações punitivas e compensatórias não especificadas.