Premiação

Oscar 2023: Michelle Yeoh é a primeira artista asiática a ser indicada como Melhor Atriz

Atriz foi indicada como Melhor Atriz por "Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo"

(Foto: Divulgação)

Com sua indicação ao Oscar de Melhor Atriz em 2023 por “Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo”, Michelle Yeoh fez história como a primeira atriz asiática indicada na categoria de atriz principal, além disso, é uma das quatro atrizes asiáticas reconhecidas este ano (suas co-estrelas Stephanie Hsu e Ke Huy Quan também estão indicados, assim como Hong Chau por “A Baleia”).

“Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo” liderou todos os filmes com 11 indicações no total, e Yeoh enfatiza que isso se deve ao núcleo emocional do filme: “Somos um pequeno filme que tem um coração tão grande, amoroso e pulsante com o qual tantas pessoas se identificam. E acho que essa é a razão pela qual estamos aqui hoje com todas essas indicações, porque estamos recebendo uma demonstração de amor – tem sido um processo de cura. Não apenas no filme, mas [para] nosso público também, enquanto eles caminham pela jornada com essa mulher louca chamada Evelyn Wong.”

A estrela de 60 anos nascida na Malásia, conhecida nos Estados Unidos por seus papéis icônicos em filmes como “O Tigre e o Dragão” e “Podre de Ricos”, comentou sobre sua histórica indicação. “Demorou muito. Mas acho que isso é mais do que eu”, disse ela ao The Hollywood Reporter na terça-feira, depois que as indicações foram anunciadas. “No momento presente, constantemente, o tempo todo, tendo asiáticos vindo até mim dizendo: ‘Você pode fazer isso, você está fazendo isso por nós’. Eu entendo totalmente.’ Todo esse tempo, eles não foram reconhecidos, eles não foram ouvidos.”

Ela continuou: “Estou no ramo do cinema há 40 anos. Quando você tem a validação de seus colegas, tudo isso é como a cereja do bolo. Mas a razão pela qual você faz filmes e apresenta seus bebês ao mundo é porque você quer que a história seja contada, você quer que as pessoas entendam, seja sua cultura, sejam certas histórias muito comoventes ou contos importantes, para ser contado. Acho que isso está além de mim. Representa tantos que esperavam ser vistos dessa forma, sentar-se à mesa, dizer: ‘Eu também tenho valor, também preciso ser visto’”.

O Oscar 2023 vai acontecer em 12 de março de 2023.