Cinema

Oscar 2024: ‘Barbie’ vai tentar vaga na categoria de Melhor Roteiro Original, e não Adaptado

Longa-metragem foi escrito por Greta Gerwig (também diretora) e Noah Baumbach

(Foto: Warner Bros.)

O grande sucesso de Greta Gerwig, “Barbie”, que ela co-escreveu com Noah Baumbach, é um sucesso de bilheteria que até agora arrecadou mais de US$ 1,4 bilhão. Suas perspectivas de premiação também continuam a aumentar a cada dia. A Variety confirmou oficialmente que o longa fará campanha para o Oscar deste ano de melhor roteiro original e outras categorias. Por se basear em uma propr

Como a Variety havia relatado anteriormente, havia especulações sobre em qual categoria de roteiro “Barbie” competiria no Oscar. Os créditos oficiais na tela do filme são “baseado em ‘Barbie’ da Mattel” e não “material publicado anteriormente“.

E Barbie é também uma propriedade intelectual já existente, no entanto, sua história original e criativa tem sido um dos elementos mais aclamados do longa, quase certamente colocando Gerwig e Baumbach na frente da corrida por roteiro original. A Academia, não saberemos a resposta até o início da votação.

Dentro do grupo de roteiristas da Academia, um comitê determina a elegibilidade dos filmes em suas categorizações enviadas e não é obrigado a seguir o que o Sindicato dos Roteiristas decide. Nos últimos anos, filmes como “Moonlight” (2016) foram promovidos e rotulados como “originais” pela WGA, devido à peça em que foi baseada nunca ter sido publicada, mas foram transferidos para adaptação pelo comitê do oscar. Outros exemplos incluem os indicados “Syriana” (2005) e “A Balada de Buster Scruggs” (2018).

Gerwig, que é a primeira mulher a dirigir um filme de um bilhão de dólares, foi indicada a três Oscars – roteiro adaptado por “Adoráveis ​​Mulheres” (2019) e roteiro original e direção por “Lady Bird” (2016). Ela é uma das sete mulheres indicadas por direção.