Premiação

Oscar: Diretor de John Wick revela que conversas para premiar dublês na cerimônia estão acontecendo na Academia

Chad Stahelski dirigiu todos os filmes da franquia John Wick

(Foto: Lionsgate)

Chad Stahelski, diretor de quatro filmes de “John Wick” com Keanu Reeves, passou a maior parte de sua turnê de divulgação de “John Wick: Capítulo 4” no início deste ano pressionando a Academia para criar uma categoria do Oscar para dublês. Na época, o cineasta disse que o principal problema por trás do Oscar não premiar dublês era que nenhuma conversa estava ocorrendo nos bastidores para que eles o fizessem. Agora parece que Stahelski está mudando isso.

Em uma entrevista recente ao ComicBookMovie.com para marcar o lançamento do Blu-ray de “John Wick: Capítulo 4”, Stahelski anunciou que as conversas sobre um Oscar de dublê finalmente estão acontecendo “nos últimos meses” entre a Academia e um contingente de coordenadores de dublês.

“Temos nos encontrado com membros da Academia e realmente tido essas conversas e, para ser honesto, tem sido incrivelmente positivo, incrivelmente instrutivo”, disse Stahelski. “Acho que, pela primeira vez, fizemos um movimento real para fazer isso acontecer.”

Stahelski disse uma categoria de Melhor Dublês no Oscar “pode acontecer assim que, você sabe, o próximo Oscar, ou pelo menos o seguinte. O mais tardar, nos próximos três ou quatro anos.”

“A questão é, não tivemos conversas reais sobre como você determina o que premiar”, disse Stahleski. “Como é para melhor dublê? É a melhor coreografia? Melhor sequência de ação? Melhor conjunto de dublês? O coordenador de dublês entendeu? O cara que está fazendo a piada entendeu? O coreógrafo de artes marciais? A coreografia de luta? O dublê? O diretor da segunda unidade? O editor? Quem recebe o prêmio? Todas essas são ótimas questões que precisam ser discutidas por indivíduos inteligentes de ambos os lados, a comunidade de dublês e a Academia.”

Stahleski observou que em “John Wick” ele tinha três coreógrafos de luta. Então cada pessoa ganharia um Oscar? Esses são os detalhes que precisam ser resolvidos.

“Nos últimos três meses, conversamos com os membros da Academia, colocando essa enorme máquina em funcionamento para ter essas discussões e, novamente, sermos abertos e justos sobre os dois lados”, disse o diretor ao ComicBookMovie.com. “Ambos os lados têm sido incrivelmente positivos. Não há ninguém que conhecemos até agora que pensa de forma antagônica a isso, como se todos de ambos os lados quisessem que isso acontecesse. Eles querem dublês no Oscar. Isso vai acontecer. É apenas como fazemos isso da forma mais justa e pensada possível.”