Luto

Richard Lewis, ator de ‘Curb Your Enthusiasm’, morre aos 76 anos

Ator também era famoso comediante stand-up

Richard Lewis, o comediante stand-u
(Foto: Divulgação)

Richard Lewis, o comediante stand-up que também estrelou ao lado de Larry David na série de comédia “Curb Your Enthusiasm”, morreu na noite de terça-feira em sua casa em Los Angeles devido a um ataque cardíaco, confirmou a Variety. Ele tinha 76 anos.

Lewis anunciou em abril passado que foi diagnosticado com doença de Parkinson e estava se aposentando do comédia stand-up. Ele apareceu mais recentemente na 12ª temporada de “Curb Your Enthusiasm”, atualmente em exibição na HBO.

Em 2021, Lewis anunciou que não apareceria na 11ª temporada de “Curb” para se recuperar de três cirurgias. Ele surpreendeu os espectadores ao retornar ao set de um episódio da 11ª temporada, dizendo à Variety na época: “Quando entrei e eles aplaudiram, me senti como um milhão de dólares. Larry não gosta de abraços, e ele me abraçou e me disse como ficou feliz depois que filmamos nossa cena.”

Lewis, que interpretou uma versão semificcional de si mesmo ao longo dos 24 anos de “Curb Your Enthusiasm”, era conhecido por seu estilo de comédia neurótico e autodepreciativo. Depois de fazer sua estreia como ator no cinema em “Diary of a Young Comic”, de 1979, Lewis ganhou destaque nas décadas de 1980 e 90 com aparições no “The Tonight Show” e no “Late Show With David Letterman”. Ele exibiu sua personalidade sombria, mas animada, em seu especial de comédia da Showtime de 1985, “I’m in Pain”, seguindo com os especiais da HBO “I’m Exhausted” (1988), “I’m Doomed” (1990) e “Richard Lewis: a turnê da miséria mágica” (1997).

Em 1989, Lewis conseguiu um papel principal na sitcom da ABC “Anything but Love”, na qual contracenou com Jamie Lee Curtis como colegas de trabalho de uma revista de Chicago que se apaixonam e não conseguem manter um relacionamento estritamente profissional. A série teve 56 episódios em quatro temporadas antes de terminar em 1992. Lewis conseguiu outros papéis em sitcoms dos anos 90 como “Daddy Dearest”, estrelado por Don Rickles, e “Hiller and Diller”, com Kevin Nealon.

Ao longo de sua carreira, o comediante também foi sincero sobre sua própria batalha contra o vício em drogas e álcool, referenciando sua recuperação e sua luta contra a depressão e a ansiedade em sua comédia. Lewis, ex-usuário de cocaína e metanfetamina, disse que sua decisão de ficar sóbrio foi parcialmente inspirada pela morte de John Candy em 1994.

Lewis deixa sua esposa, Joyce Lapinsky.