Hollywood

Sindicato dos Atores de Hollywood entra oficialmente em greve

Greve irá paralisar imediatamente a produção e divulgação pelos atores de filmes e seriados

(Foto: SAG)

Num momento em que os roteiristas de Hollywood permanecem em greve, os membros do sindicato dos atores SAG-AFTRA logo estarão montando seus próprios piquetes, constituindo a primeira “greve dupla” envolvendo atores e roteiristas desde 1960.

O Conselho Nacional do SAG-AFTRA convocou oficialmente uma greve na quinta-feira contra as principais empresas de cinema e televisão, já que as negociações contratuais com estúdios e streamers foram encerradas sem acordo em 12 de julho. O diretor-executivo nacional do sindicato, Duncan Crabtree-Ireland, disse que as negociações deixaram o sindicato “sem escolha” a não ser convocar uma greve, enquanto a presidente do sindicato, Fran Drescher, disse que os estúdios “alegaram pobreza” e disse que os produtores “estão do lado errado da história”.

Drescher acrescentou sobre a oferta dos estúdios: “não havia nada lá, era um insulto” e disse que o sindicato rejeitaria “mudanças incrementais” em seu contrato com produtores de cinema e TV.

“Foi com muita tristeza que chegamos a esta encruzilhada. Não tivemos escolha”, disse a presidente do SAG-AFTRA em um discurso inflamado. “Nós somos as vítimas aqui. Estamos sendo vitimizados por uma entidade muito gananciosa. Estou chocada com a maneira como as pessoas com quem trabalhamos estão nos tratando. Não posso acreditar, francamente, como estamos distantes em tantas coisas. Como eles alegam pobreza ao perder dinheiro a torto e a direito enquanto dão milhões aos CEOs. É nojento, que vergonha de vocês!”

USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Drescher também falou sobre o impasse em torno do uso de inteligência artificial e retratou o sindicato como uma posição de todos os trabalhadores contra as grandes corporações. “Todo o modelo de negócios foi alterado por streaming, pelo digital, pelo IA. Este é um momento da história que é um momento da verdade. Se não nos levantarmos agora, todos teremos problemas, todos correremos o risco de sermos substituídos por máquinas”, disse a presidente do sindicato.

Os estúdios, representados pela Alliance of Motion Picture and Television Producers, divulgaram um memorando de pontos de discussão em resposta, junto com uma declaração que dizia que propunha uma oferta substancial. “O AMPTP apresentou um acordo que oferecia salários históricos e aumentos residuais, limites substancialmente mais altos para pensões e contribuições de saúde, proteções de audição, períodos de opção de série reduzidos e uma proposta de IA inovadora que protege as semelhanças digitais dos atores para os membros do SAG-AFTRA”, disse o comunicado. disseram os estúdios. “Uma greve certamente não é o resultado que esperávamos, pois os estúdios não podem operar sem os artistas que dão vida aos nossos programas de TV e filmes.”

Será o primeiro ataque do SAG-AFTRA contra empresas de cinema e televisão em quatro décadas. Quando os atores fizeram uma greve de 95 dias em julho de 1980, eles pressionaram por um sistema de participação nos lucros para obter uma porcentagem da receita da mídia doméstica. A SAG queria se antecipar ao que acreditava ser um mercado lucrativo (a SAG se fundiu com a AFTRA em 2012).

NEGOCIAÇÕES COM OS ESTÚDIOS

O último dos principais sindicatos de entretenimento a entrar em negociações trabalhistas com empresas de entretenimento na primavera e no verão deste ano, o SAG-AFTRA entrou em negociações com o AMPTP em 7 de junho com um voto de autorização de greve em mãos. Respondendo a um prazo especialmente apertado para negociar seus amplos contratos de TV/teatro (seu pacto atual expirou inicialmente em 30 de junho e depois foi estendido para 12 de julho), quase 98% dos membros votantes do sindicato autorizaram seus líderes a convocar uma greve se julgar necessário.

Durante suas próprias negociações com o AMPTP, os escritores da indústria nunca fizeram um acordo, resultando em uma greve, enquanto o Directors Guild of America chegou a um acordo que foi ratificado por seus membros.

No final de junho, os principais negociadores do SAG-AFTRA disseram aos membros que estavam progredindo durante as discussões “extremamente produtivas” com as empresas de entretenimento e, em 30 de junho, tanto a administração quanto o trabalho decidiram estender as negociações por mais oito dias úteis, até as 23h59. em 12 de julho.

Mas, nos últimos dias, o SAG-AFTRA iniciou uma série de preparativos para a greve, entrando em contato com as principais empresas de relações públicas e centenas de agentes para revelar possíveis regras de greve, e o AMPTP procurou o Serviço Federal de Mediação e Conciliação para intervir nas negociações. . No final da noite de terça-feira, SAG-AFTRA concordou com este plano, mas não aceitou estender as negociações além de 12 de julho.

IMPACTO NOS FILMES E SÉRIES PRODUZIDOS

A greve terá um impacto imediato em toda a produção física restante do sindicato dos EUA que conseguiu continuar, apesar dos escritores estarem em greve e fazer piquetes em certas filmagens em andamento desde 2 de maio. Sem atores, esses projetos em andamento terão que pausar imediatamente. Mesmo antes do anúncio de quarta-feira, o site The Hollywood Reporter informou que as seguradoras estavam se recusando a vincular produções de filmes independentes até pelo menos 30 de junho, quando o contrato do SAG-AFTRA expirou.

Quando os escritores entraram em greve há 15 anos, as consequências da paralisação do trabalho de 100 dias foram de aproximadamente US$ 2 bilhões (ou US$ 2,8 bilhões em dólares de 2023). Os especialistas prevêem que o custo financeiro desta última greve pode ser ainda maior. Esse número, sem dúvida, aumentará agora que as produções serão ainda mais paralisadas pela paralisação do trabalho dos atores.

Em uma observação direta aos estúdios, Drescher acrescentou em seu discurso na quinta-feira: “Este é um grande negócio e pesou muito sobre nós. Mas, em algum momento, você tem que dizer: ‘Não, não vamos mais aceitar isso – vocês são loucos. O que você está fazendo? Por que você está fazendo isso?'”