Especial

Tim Burton: 5 ótimos filmes como diretor para assistir no Halloween – ou em qualquer outra época

Aproveitando ainda o Halloween, vamos de lista!

(Foto: Divulgação)

Quando falamos de Tim Burton logo lembramos de um diretor com um estilo de cinema sombrio, gótico e bastante estilizado. Sem dúvida, ele criou uma identidade visual marcante e memorável em sua carreira, uma característica que o torna peculiar e diferente.

Aproveitando ainda a onda do Halloween, vamos de lista com 5 filmes ótimos de Tim Burton como diretor para assistir na famosa data.

Obs: A lista é a opinião (pessoal) do autor deste post.

Obs 2: “O Estranho Mundo de Jack” não está na lista pois, apesar de ter sido criado por Burton, o filme não foi dirigido por ele, mas por Henry Selick.

OS FANTASMAS SE DIVERTEM (1988)

A grande revelação de Tim Burton no mainstream, “Os Fantasmas Se Divertem” é uma comédia/suspense com uma trama simples, porém, emoldurada com toda a criatividade visual de Burton. Um mundo cheio de originalidade e esquisitice que, dentro de sua estrutura narrativa, soa convincente e divertido.

A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA (1999)

Poucas pessoas lembram de “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça” quando falam de Tim Burton, mas eu, particularmente, gosto demais do longa. É uma aventura cheia de suspense e fantasia que combina perfeitamente com a estética gótica e sombria do diretor.

A NOIVA CADÁVER (2005)

Uma animação em stop-motion linda, vibrante e cheia de originalidade que deixa Tim Burton super à vontade para brincar com o surreal.

SWEENEY TODD: O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET (2007)

Um dos meus musicais favoritos dos palcos, “Sweeney Todd” é uma adaptação bastante fiel desta obra-prima de Stephen Sondheim. Burton consegue adaptar o palco para as telas de maneira bem cinematográfica, e entrega um musical visualmente angustiante, tenso, e carregado de uma aura sombria que combina perfeitamente com o diretor. Além do elenco excelente formado por Johnny Depp, Helena Bohan Carter, Alan Rickman, etc.

FRANKENWEENIE (2012)

Burton lançou “Frankenweenie” como um curta live-action bem no começo de sua carreira lá em 1984, mas em 2012 ele expandiu a história para um longa-metragem em animação stop-motion. O resultado é um filmaço divertidíssimo e com todas as características clássicas do diretor, mas inseridas de maneira envolvente e frenética. Uma verdadeira homenagem ao cinema de monstros de antigamente, e uma animação visualmente belíssima.