Cinema

Tim Burton fala sobre seu estilo visual sendo imitado por IA: ‘É como um robô levando sua humanidade’

Diretor também falou sobre as filmagens de 'Os Fantasmas Se Divertem 2'

(Foto: Divulgação)

Tim Burton, conhecido por seus personagens e filmes de estilo sombrio e gótico, está compartilhando suas ideias sobre inteligência artificial e sua ameaça à animação.

Durante uma entrevista recente ao The Independent, o cineasta foi questionado sobre uma história do Buzzfeed publicada em julho que usava Inteligência Artificial (IA) para mostrar como seriam os filmes da Disney se fossem dirigidos por Burton.

“Eles fizeram a IA fazer minhas versões dos personagens da Disney!” ele exclamou em resposta. “Não consigo descrever a sensação que isso lhe dá. Isso me lembrou de quando outras culturas dizem: ‘Não tire minha foto porque isso está tirando sua alma’”.

Alguns dos exemplos gerados por IA incluíam Elsa de “Frozen” com um rosto branco pálido e usando um vestido preto enquanto estava no que parecia ser uma floresta assombrada, bem como Aurora de “A Bela Adormecida” com um rosto de cor semelhante, mas com pontos nas bochechas e deitada com um vestido longo e escuro.

Embora Burton tenha reconhecido que algumas das criações eram “muito boas”, isso não diminuiu a sensação nada agradável que teve ao ver seu estilo criativo sendo imitado.

“O que isso faz é sugar algo de você”, explicou ele. “Isso tira algo da sua alma ou psique; isso é muito perturbador, especialmente se tiver a ver com você. É como se um robô levasse sua humanidade, sua alma.”

O uso de IA em Hollywood tem sido um debate contínuo em toda a indústria, com muitos querendo proteções contra a tecnologia. Tem sido particularmente uma das principais preocupações de atores e escritores, que estão em greve há meses depois que as negociações contratuais com estúdios e streamers fracassaram, e a IA foi um dos pontos focais sobre os quais eles não conseguiram chegar em acordo.

BURTON TAMBÉM FALA SOBRE FAZER FILMES PARA GRANDES ESTÚDIOS

Mais tarde, durante a entrevista, Burton também falou sobre como fazer filmes para grandes estúdios pode ser uma experiência bastante exaustiva, mas que ele ainda tenta focar nos aspectos positivos de todos os seus projetos.

“É por isso que é difícil para mim assistir aos filmes depois, porque ainda sinto a emoção disso. Eu não consigo me libertar disso. Mas gosto de todas as pessoas com quem trabalhei”, disse o diretor. “Neste último, ‘Os Fantasmas Se Divertem 2’, gostei bastante. Tentei despir tudo e voltar ao básico de trabalhar com boas pessoas, atores e fantoches. Foi como voltar ao motivo pelo qual eu gostava de fazer filmes.”

Burton acrescentou que a sequência de ‘Os Fantasmas Se Divertem’, estrelada por Michael Keaton, Winona Ryder, Catherine O’Hara, Jenna Ortega e Willem Dafoe, estava quase terminando de filmar quando as greves começaram. Ele espera terminar assim que as greves forem resolvidas.

“Sinto-me grato por termos conseguido o que conseguimos”, disse ele sobre o filme, que tem lançamento previsto para 6 de setembro de 2024. “Sabemos o que temos que fazer. Está 99 por cento concluído.”