Luto

Tony Bennett morre aos 96 anos

Cantor foi diagnosticado com Alzheimer em 2016

Morre Tony Bennett, um dos maiores cantores de jazz, aos 96 anos Causa da morte do artista não foi anunciada
(Foto: Divulgação)

Tony Bennett, cantor que teve uma carreira profissional de oito décadas com um álbum número 1 aos 85 anos, morreu na manhã desta sexta-feira na cidade de Nova York. Ele tinha 96 anos.

Bennett foi diagnosticado com a doença de Alzheimer em 2016, mas continuou a se apresentar e gravar até 2021.

Seu colega Frank Sinatra o chamou de o maior cantor popular do mundo. Suas gravações – a maioria delas feitas para a Columbia Records, que o contratou em 1950 – foram caracterizadas por entusiasmo, imenso calor, clareza vocal e abertura emocional. Um intérprete tecnicamente talentoso do Great American Songbook, ele pode ser mais conhecido por seu hit de 1962 “I Left My Heart in San Francisco”.

Ele também se sentia em casa ao dividir o palco com outros artistas e com orquestras com arranjos exuberantes. Embora nunca tenha sido estritamente um cantor de jazz, ele floresceu em ambientes de jazz e fez sessões memoráveis com a big band de Count Basie e o pianista lírico Bill Evans.

Ativo como artista musical desde 1949 e um dos principais artistas pop nos anos 50 e início dos anos 60, Bennett viu sua carreira crescer novamente nos anos 90 e novamente no novo milênio, sob a gestão de seu filho Danny.

Anos depois, ele fez um dueto memorável no clássico “Body and Soul” com Amy Winehouse, e lançou um álbum de dueto completo com Diana Krall e um par de gravações com Lady Gaga. Mesmo após a revelação no início de 2021 de que havia sido diagnosticado com Alzheimer, ele se manteve ativo.

Sua última aparição pública foi com Gaga no Radio City Music Hall em agosto de 2021, dois meses antes de seu último lançamento, o set de Bennett-Gaga “Love for Sale”, a sequência de sua colaboração no topo das paradas de 2014 “Cheek to Cheek”.