Futuro DC

Universo DC: James Gunn revela futuros projetos

Anúncio revelou 10 novos projetos da DC - entre cinema e TV

(Foto: Divulgação)

Três meses depois que James Gunn e Peter Safran assumiram o comando da DC, James Gunn nesta terça-feira, 31 de janeiro, anunciou oficialmente os primeiros projetos do recém-criado DC Studios dentro da Warner Bros. Discovery.

Os co-chefe da DC anunciou os primeiros 10 títulos de filmes e séries dentro do reboot do DC Universe, cujo Capítulo 1 foi intitulado de “Deuses e Monstros”!

Gunn confirmou que filmes como “The Batman” do diretor Matt Reeves e “Coringa 2” irão continuar suas histórias, mas não são parte do Universo DC, e sim projetos com um selo separado.

Ele também revelou que os anúncios a seguir são apenas a Parte 1 dos projetos da DC, e que futuramente novos projetos serão anunciados.

Confira os anúncios a seguir tantos para cinema quanto para TV:

FILMES

‘Superman: Legado’

Com estreia marcada para 11 de julho de 2025, “Superman: Legacy” marcará “o início do DCU”, como disse Safran, mas não será uma história de origem do proverbial Homem de Aço.

“Ele se concentra no Superman equilibrando sua herança kryptoniana com sua educação humana”, disse Safran. “Ele é a personificação da verdade, da justiça e do jeito americano. Ele é bondade em um mundo que pensa em bondade como algo antiquado.”

Gunn está escrevendo o projeto, e Safran disse que espera que Gunn “posse ser persuadido, talvez, a dirigi-lo também”. (Gunn, sentado ao lado de Safran, permaneceu estranhamente impassível em resposta.)

(Um filme separado do Superman produzido por J.J. Abrams através da Bad Robot, e escrito por Ta-Nehisi Coates, continua em desenvolvimento e existiria fora do DCU.)

‘The Authority’

Da fama global à relativa obscuridade, “Superman: Legacy” levará diretamente a “The Authority”, um filme conjunto sobre super-humanos que têm uma abordagem nada idealista para salvar o mundo.

Gunn falou longamente sobre “The Authority”, um projeto que ele disse estar “muito animado” para dar vida. Os personagens vêm de Wildstorm, que foi lançado em 1992 como uma entidade independente sob o comando do atual chefe da DC Comics, Jim Lee, e acabou se tornando uma marca da DC. Os personagens Wildstorm foram posteriormente incluídos no universo principal dos quadrinhos da DC quando a empresa reiniciou sua continuidade com a iniciativa Novos 52 em 2011. Gunn disse que ele e Safran pretendem fazer o mesmo com os personagens Wildstorm no DCU.

Como uma história em quadrinhos, “The Authority” foi criado por Warren Ellis e Bryan Hitch como uma equipe de super-heróis que justifica os meios, uma abordagem que atraiu o desejo de Gunn e Safran de diversificar a narrativa dentro do DCU.

Gunn disse que o filme “está sendo escrito agora”, mas não disse quem era o roteirista.

‘Os Bravos e Destemidos’

Além de apresentar a versão do Batman do DCU – que existirá separadamente da versão interpretada por Robert Pattinson nos filmes “The Batman” – “Os Bravos e Destemidos” apresentará “a Bat Família”, disse Gunn. O primeiro deles é Robin, que está retornando totalmente aos filmes de ação live-action pela primeira vez desde o filme de 1997, “Batman and Robin”.

Esta versão de Robin será Damian Wayne; Gunn o descreveu como “o meu Robin favorito”, “um filho da puta”, um “assassino”.

Damian é o filho biológico de Bruce Wayne, um fato desconhecido para Wayne durante os primeiros oito a 10 anos de vida de Damian. “É um tipo muito estranho de história de pai e filho sobre os dois”, disse Gunn.

O projeto é baseado na série de quadrinhos do Batman de autoria de Grant Morrison, que Gunn disse ser “excepcionalmente influente” no DCU. O outro escritor de quadrinhos que Gunn mencionou pelo nome foi Tom King – que participou da sala de roteiristas do DCU e lidera direto para o próximo projeto de longa-metragem.

‘Supergirl: Mulher do Amanhã’

Baseado nos quadrinhos de King com o mesmo título de 2021 e 2022, “Mulher do Amanhã” apresenta a prima do Superman, Kara Zor-El, que, como Gunn explicou, “é um tipo muito diferente de Supergirl”.

“Nós vemos a diferença entre o Superman, que foi enviado para a Terra e criado por pais amorosos desde criança, contra a Supergirl, que foi criada em uma lasca de rocha de Krypton, e viu todos ao seu redor morrerem e serem mortos em terríveis durante os primeiros 14 anos de sua vida.”

‘Monstro do Pântano’

Facilmente o exemplo mais extremo da convicção de Gunn e Safran em diversificar o DCU, “Monstro do Pântano” irá “investigar as origens sombrias do Monstro do Pântano”, disse Safran, através do prisma do horror.

Para explicar melhor, Gunn referenciou as reações iniciais aos Guardiões da Galáxia se juntando ao Universo Cinematográfico da Marvel e perguntas iniciais sobre como Rocket Raccoon funcionaria ao lado de Thor. “Essa qualidade de mashup” acabou sendo um dos destaques de “Vingadores: Guerra Infinita” e “Vingadores: Ultimato”, argumentou Gunn.

Gunn disse que eles estão “superando” essa abordagem com “Monstro do Pântano”.

“Este é um filme muito mais horrível, mas ainda teremos Monstro do Pântano interagindo com os outros personagens”, acrescentou.

TELEVISÃO

‘Creature Commandos’

Esta série animada para HBO Max é o primeiro projeto com luz verde de Safran e Gunn, que escreveu todos os episódios. O projeto já está em produção.

Os personagens de “Creature Commando” foram lançados pela primeira vez em 1980. A premissa apresenta o monstro de Frankenstein se unindo a um lobisomem, um vampiro e uma górgona para lutar contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Não parece que a versão de Gunn tenha exatamente a mesma abordagem – Weasel, um dos personagens do filme de Gunn de 2021, “O Esquadrão Suícida”, é um dos Comandos, junto com o pai de Rick Flag, Rick Flag Sr.

A animação, disse Gunn, permite que seus colaboradores criativos “contem histórias gigantescas, mas sem gastar, agora, US$ 50 milhões por episódio”.

Crucialmente, Gunn disse que os atores escalados para dar voz aos personagens do programa também desempenharão os papéis em projetos live-action fututos do DCU.

‘Waller’

Com Gunn focado em “Superman: Legacy” no futuro previsível, a segunda temporada de “Pacificador” foi suspensa. Em vez disso, a “equipe de ‘Pacificador aparecerá ao lado de Davis como uma “continuação” desse programa, disse Gunn – que (alerta de spoiler da 1ª temporada de “Pacificador”) terminou com a filha de Waller, Leota Adebayo (Danielle Brooks) saindo da Força-Tarefa X (também conhecido como Esquadrão Suicida) e o papel de Waller em dirigi-lo para o mundo.

Junto com Christal Henry, que fazia parte da sala de roteiristas do DCU, “Waller” será produzido por Jeremy Carver, que criou a amada série da DC, “Doom Patrol”, e que foi recentemente cancelada pela HBO Max.

Tanto “Creature Commandos” quanto “Waller” devem estrear antes de “Superman: Legacy”; Safran os chamou de “aperitivo” para o DCU.

‘Lanternas’

De todas as séries de TV, Safran e Gunn pareciam mais empolgados com “Lanternas”, que Safran descreveu como “um grande evento com qualidade da HBO” que é “muito parecido com ‘True Detective’”.

O show se concentrará em dois dos membros mais conhecidos da Tropa dos Lanternas Verdes: Hal Jordan (o piloto de teste interpretado pela primeira vez na tela por Ryan Reynolds em “Lanterna Verde” de 2011) e John Stewart (um ex-fuzileiro naval e um dos DC’s primeiros super-heróis negros), que investigam um mistério que Safran disse “desempenha um papel muito importante, levando-nos à história principal que estamos contando em filme e televisão”.

“Portanto, este é um show muito importante para nós”, continuou Safran.

Este projeto é separado de uma série do Lanterna Verde que estava sendo desenvolvida por Greg Berlanti para a HBO Max, que agora não está mais avançando.

‘Paraíso Perdido’

Esta “história estilo ‘Game of Thrones’”, disse Safran, se passa na ilha de Themyscira antes do nascimento de Diana (também conhecida como Mulher-Maravilha).

“É realmente sobre a intriga política por trás de uma sociedade só de mulheres”, disse Safran.

Gunn acrescentou: “Como isso aconteceu? Qual é a origem de uma ilha só de mulheres? Quais são as belas verdades e as feias verdades por trás de tudo isso? E como são as intrigas entre os diferentes jogadores de poder nessa sociedade?”

O título provocativo lembra a série de quadrinhos “Paradise Island Lost” de autoria de Phil Jimenez e George Pérez, que se seguiu a uma guerra civil em Themyscira; no entanto, essa execução envolveu diretamente a Mulher Maravilha.

‘Gladiador Dourado’

Por fim, há o “Gladiador Dourado”, que permite que o DCU se transforme totalmente em comédia. Embora ele possa não ser familiar para os fãs casuais da DC, o personagem, também conhecido como Mike Carter, é o favorito dos fãs entre os leitores dedicados. Safran chamou Booster de “um perdedor do futuro que usa a tecnologia básica do futuro para voltar ao presente e fingir ser um super-herói”.

No século 25, Mike é um ex-astro do futebol em desgraça que usa uma máquina do tempo em exibição no Metropolis Space Museum.

Gunn acrescentou: “Basicamente, ‘Gladiador Dourado’ é a síndrome do impostor na forma de um super-herói”.