PROTEÇÃO

Instagram vai desfocar nudes enviados a menores de idade

Além de 'borrar' fotos com nudez, a plataforma enviará mensagens ao remetente e ao destinatário dessas imagens para conscientizá-los sobre a chantagem com fotos íntimas

Instagram vai desfocar nudes (Foto: ilustração / Pixabay)
Instagram vai desfocar nudes (Foto: ilustração / Pixabay)

A Meta anunciou nesta quinta-feira (11) novas medidas no Instagram para proteger os menores de idade do envio de fotos íntimas e possíveis chantagens com essas imagens. Uma nova função irá desfocar os nudes em mensagens privadas. Essa função será estabelecida como padrão em perfis de crianças e adolescentes. Adultos receberão notificações sobre o novo recurso e serão incentivados a ativá-lo.

Quanto a função for ativada, os usuários do Instagram que receberem os nudes receberão uma mensagem dizendo que eles não devem se sentir pressionados a responder a pessoa que lhes enviou as imagens. Haverá opções para bloquear o usuário que mandou a mensagem para denunciá-lo à plataforma.

“Essa função foi feita não apenas para proteger as pessoas de verem nudes indesejados mas também para protegê-los de fraudes em que quem recebe é estimulado a mandar seus próprios nudes”, disse a Meta em comunicado.

Dessa forma, o destinatário não será exposto involuntariamente a conteúdos íntimos e terá a opção de ver ou não a imagem – explicou à AFP Capucine Tuffier, responsável pela proteção da infância na Meta França.

Via O Globo.