MERCADO

Samsung supera Apple e retoma liderança no mercado de celulares

As vendas globais do iPhone caíram para 50,1 mi nos primeiros três meses

Samsung supera Apple e retoma liderança no mercado de celulares. (Foto: Linha Samsung)
Samsung supera Apple e retoma liderança no mercado de celulares. (Foto: Linha Samsung)

No início de 2024, a Apple perdeu sua posição de liderança no mercado global de smartphones, com as vendas do iPhone diminuindo 10%. Esse declínio ocorreu enquanto concorrentes chineses, como a Xiaomi, que oferecem preços mais acessíveis, experimentaram um crescimento rápido.

De acordo com a empresa de pesquisa International Data Corporation (IDC), a Samsung retomou sua posição como a maior fabricante de smartphones do mundo em volume durante o primeiro trimestre deste ano. Isso aconteceu apenas três meses depois que a Apple alcançou o topo pela primeira vez.

As vendas globais do iPhone, conforme estimado pelo IDC, caíram para 50,1mi nos primeiros três meses de 2024, uma redução de 10% em comparação com o mesmo período de 2023. Isso resultou em uma participação de mercado de 21% para a Apple.

Por outro lado, a Samsung alcançou uma participação de mercado de 23% após as entregas de seus celulares caírem ligeiramente para 60,1 milhões, apesar do lançamento do seu mais recente telefone, o Galaxy S24, em janeiro.

A maior parte do crescimento de participação de mercado veio de fabricantes chineses, destacando as dificuldades enfrentadas pela Apple no maior mercado de smartphones do mundo. As vendas da Xiaomi aumentaram 34%, garantindo uma participação de mercado de 14%, enquanto a Transsion, com sede em Shenzhen, que está por trás das marcas Tecno, Itel e Infinix, emergiu como a fabricante de smartphones de crescimento mais rápido.

A Transsion, conhecida como a principal marca na África, registrou um aumento de 85% nas vendas, totalizando 25,2 milhões de unidades e alcançando o quarto lugar em volume, ultrapassando seu concorrente chinês Oppo. Agora, a empresa está expandindo sua presença para o sudeste asiático e lançando um telefone dobrável.

A pesquisa do IDC, observou que está ocorrendo uma mudança de poder entre as cinco principais empresas de smartphones, e essa tendência deve continuar. Já a Xiaomi está se recuperando após uma queda significativa nos últimos dois anos, a Transsion está consolidando sua posição entre as cinco primeiras com um crescimento agressivo nos mercados internacionais.