Telefone sem fio

10 brincadeiras antigas que vão divertir as crianças nas férias

Atividades que podem ser feitas em casa estimulam a criatividade e a interação

10 brincadeiras antigas que vão divertir as crianças nas férias Atividades que podem ser feitas em casa estimulam a criatividade e a interação
Foto: FreePik

As férias escolares chegaram, e uma ótima forma de entreter os pequenos longe das telas é resgatar as brincadeiras antigas que vão divertir as crianças – e os adultos também!. Além de estimularem a criatividade e a interação, essas atividades são simples e podem ser feitas em casa, na rua ou no quintal.

Confira 10 brincadeiras que vão divertir as crianças nas férias (e um bônus no final):

Pular elástico
Clássica entre as meninas, essa brincadeira usa um elástico costurado em círculo e exige coordenação, equilíbrio e criatividade com os passos.

    Pega-pega
    Existem várias versões, como pega-pega congelou, corrente ou bandeirinha. Em todas, o que não falta é corrida, gargalhada e muita energia.

      Esconde-esconde
      Quem nunca brincou de se esconder enquanto um amigo contava até 10 ou 20? É uma das atividades mais simples e queridas da infância.

        Amarelinha
        Além de divertida, ajuda no equilíbrio e na coordenação motora. Basta desenhar os quadrados com giz no chão e começar a pular.

          Telefone sem fio
          Perfeita para brincar em grupo. Uma frase é dita no ouvido do primeiro participante e vai passando até o último — geralmente, chega totalmente distorcida, rendendo muitas risadas.

            Cabo de guerra
            Duas equipes puxam uma corda para lados opostos. Vence quem conseguir arrastar o time adversário para o seu lado. Uma excelente forma de trabalhar o trabalho em grupo e a força.

              Bolinha de gude
              Com diferentes técnicas e desafios, essa brincadeira exige concentração e mira. É perfeita para jogar no quintal ou em terrenos de terra.

                Peteca
                De origem indígena, a peteca é uma ótima atividade para desenvolver coordenação motora e agilidade. Pode ser feita com as mãos ou com raquetes.

                  Queimada
                  Uma bola, duas equipes e muita atenção para não ser atingido! Essa brincadeira incentiva o trabalho em equipe e o pensamento rápido.

                    Passa anel
                    Um participante esconde um anel entre as mãos e “passa” por todos os colegas. Quem adivinhar com quem ficou o anel, troca de lugar com ele. Simples, mas garante muita diversão.

                    BÔNUS: Outras brincadeiras clássicas também prometem divertir as crianças, como: pular corda, jogo da velha, cirandas, mímica e empinar pipa (sem cerol!).

                    • Especialista dá 11 dicas de atividades para entreter as crianças nas férias; leia