68 dos 246 municípios goianos não registraram homicídios em 2020, afirma SSP
Caiado voltou a comentar que Goiás era Disneylândia dos bandidos em gestões anteriores. Governo mantém sigilo sobre quantidade de mortes ocorridas em operações policiais
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) de Goiás apresentou, na manhã desta segunda-feira (25), os dados que mostram queda em todos os índices de criminalidade monitorados em 2020 em relação ao ano anterior. De acordo com a pasta, 68 municípios goianos não registraram nenhum homicídio no período. Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado voltou a dizer Goiás era uma “Disneylândia dos bandidos”, em gestões passadas. Apesar dos números positivos, o estado ainda mantém o sigilo sobre o número de mortes ocorridas em operações policiais.
De acordo com os registros da SSP, 1.505 pessoas foram assassinadas em Goiás no ano passado, número 10,4% menor que em 2019, quando foram registrados 1.661 homicídios. Entre as cidades que não registraram homicídios estão Damolândia, Ouvidor, Rubiataba, e Palmelo.
O secretário e o governador também comemoraram a queda no número de roubos em propriedades rurais no ano passado, 40,5%. De todos os inquéritos abertos para a apuração de crimes, 61% tiveram autoria definida. As forças de segurança apreenderam, ainda de acordo com os números da SPP, 56 toneladas de drogas em 2020.
Em seu pronunciamento, o governador Ronaldo Caiado afirmou que os bons resultados só foram obtidos porque as forças de segurança de Goiás hoje não sofrem mais nenhuma interferência política ou financeira. “Temos hoje em Goiás menos profissionais em todas as áreas da segurança, mas resultados muito melhores porque agora trabalhamos com inteligência, parceria, sem vaidade, e, principalmente, porque ninguém impediu esses valorosos profissionais de exercerem suas atividades”, disse.
Ele prosseguiu: “aqui nós não aceitamos mais apadrinhamentos, nem a força do poder aquisitivo para tentar barrar investigações. Goiás era a Disneylândia dos bandidos, mas isso acabou, e eu presto aqui minha continência às nossas forças de segurança”, declarou.

Mortes em operações
Questionado sobre o aumento no número de suspeitos mortos em confrontos com as polícias em Goiás, o governador disse que quem escolhe pelo enfrentamento é o bandido e que o povo goiano não ficará mais refém de facções criminosas que atuam no estado.
Em 2019, a Ordem dos Advogados do Brasil chegou a entrar na Justiça para ter acesso aos números de mortes em ocorrências policiais. Levantamento feito por jornal apontava aumento de 68 óbitos entre janeiro e setembro de 2019, em comparação com o ano anterior. Números de 2020 permanecem sob sigilo.
Sobre o fato da SSP não divulgar mais os nomes dos suspeitos mortos nestes confrontos, o secretário Rodney Miranda afirmou que há uma portaria antiga, já publicada, e sancionada pela Justiça, que proíbe a publicidade destas informações.
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal www.EMAISGOIAS.com.br pelo WhatsApp (62) 98272-3896 ou entre em contato pelo (62) 3259-6500