Contato

A humanidade pode levar mais 1.500 anos para contactar alienígenas

Para astrônomos, este é o tempo que levará para as ondas de rádios terráqueas chegarem ao centro da Via Láctea

Más notícias para quem esperava que os ETs fossem te levar embora desse marasmo. Para os astrônomos Evan Solomonides e Yervant Terzian, a humanidade ainda está longe de fazer contato. O Tech Insider reporta uma nova pesquisa feita pelos dois com a hipótese de que o contato só deve ocorrer daqui a 1.500 anos.

 

O motivo é simples: as ondas de rádio enviadas pela Terra em busca de inteligência levarão todo este tempo para cruzar metade da galáxia. Só então eles acreditam que nossas chances de encontrar outras formas de vida na Via Láctea irão crescer significativamente. No artigo publicado, eles argumentam que 1% – ou talvez menos – é o que foi mapeado da Via Láctea até agora.

 

Eles também falam do Paradoxo de Fermi, uma teoria que originou dezenas de pesquisa sobre porque outros planetas não encontraram a Terra, fazendo o caminho inverso. Segundo o artigo, ao contrário da ficção-científica, em toda a Via Láctea, devem existir, proporcionalmente, apenas 210 planetas com civilizações. Não só isso, mas a Terra seria um dos mais avançados. Ou seja, a grande maioria dos outros planetas que estão lá fora podem estar atrás da humanidade em termos tecnológicos.

 

As hipóteses deles possuem alguns buracos e o artigo ainda não foi aceito por nenhum grande centro acadêmico. Alguns dos pontos falhos é que os alienígenas podem estar tentando contato, mas através de formas não detectáveis por nós simplesmente porque são alienígenas. A sonda Voyager 1 saiu do nosso sistema solar e pode, de amanhã até daqui 2000 anos, ser detectada por outras raças inteligentes e há o fato de que nossas ondas de rádio provavelmente só serão detectadas se os extra-terrestres estiverem procurando por elas.

 

De qualquer forma, parece que o contato não virá tão cedo.