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Abono do PIS/Pasep: 141 mil trabalhadores ainda não sacaram o benefício

Valores somam R$ 145,7 milhões e podem ser retirados até 29 de dezembro

Abono do PIS/Pasep: 141 mil trabalhadores ainda não sacaram o benefício Valores R$ 145,7 milhões e podem ser retirados até 29 de dezembro
Imagem: Agência Brasil

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 141.628 trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep. Os valores disponíveis chegam ao total de R$ 145,7 milhões e podem ser retirados até 29 de dezembro, prazo final do calendário de pagamentos.

No cronograma de 2025, 26.537.809 trabalhadores com direito ao benefício foram identificados. Esse abono é referente ao ano-base de 2023 e à revisão dos cinco anos anteriores. Desse total, 26.396.181 já receberam o pagamento, o que representa uma taxa de cobertura de 99,47%. O montante a ser pago neste ano soma R$ 30,7 bilhões.

Os pagamentos continuam sendo realizados no dia 15 de cada mês, ou no primeiro dia útil subsequente, para trabalhadores que solicitaram revisão do abono salarial por meio de recurso administrativo. As informações para consulta ficam disponíveis a partir do dia 5 de cada mês, tanto na Carteira de Trabalho Digital quanto no portal Gov.br.

Quem tem direito

Têm direito ao abono salarial os trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, que tenham recebido até dois salários mínimos de remuneração média mensal no período trabalhado, exercido atividade remunerada por no mínimo 30 dias no ano-base considerado e que tenham os dados corretamente informados pelo empregador no eSocial.

Como consultar

Carteira de Trabalho Digital

  • O app da Carteira de Trabalho Digital está disponível para Android na Play Store e na App Store:
  • Faça o download do app Carteira de Trabalho Digital;
  • Logo em seguida realize o cadastro com seu login da conta Gov.br, com CPF e senha;
  • Clique na área de contratos de trabalho, na parte inferior da tela e selecione o ícone “+” ao lado de qualquer um de seus contratos de trabalho registrado.

Na Caixa

Para ter mais informações sobre o PIS, o trabalhador pode ainda baixar o aplicativo Caixa Trabalhador. Nele, é possível saber sobre o abono salarial e o seguro-desemprego, conferir o calendário de pagamentos, consultar as parcelas liberadas e esclarecer dúvidas. O aplicativo está disponível na Play Store e na App Store.

  • Baixe o o aplicativo Caixa Trabalhador;
  • Clique na opção “Acessar” e, com seu CPF, faça o login;
  • Selecione a opção “Meu NIS”. Após isso, será possível consultar o número do seu PIS/Pasep;
  • Outra opção é ligar para 158;
  • Além disso, o número da Caixa para saber sobre o PIS é 0800-726-0207.

No BB

Para servidores públicos, é possível se informar sobre o Pasep na central de atendimento do BB, pelo número 4004-0001 ou 0800-729-0001, ou ainda pelo site bb.com.br. Basta preencher o número de inscrição do Pasep ou o CPF e a data de nascimento.

Onde sacar

Na Caixa Econômica Federal, o pagamento é feito prioritariamente por crédito em conta bancária ou em conta digital, inclusive pelo aplicativo Caixa Tem. Para trabalhadores sem conta, o saque pode ser realizado em agências, casas lotéricas, terminais de autoatendimento e demais canais disponíveis.

No Banco do Brasil, o pagamento ocorre preferencialmente por crédito em conta bancária, com possibilidade de transferência via TED ou Pix. Trabalhadores não correntistas também podem realizar o saque presencialmente.

O calendário de pagamento do abono salarial de 2025 teve início em fevereiro e segue até 29 de dezembro. As datas variam conforme o mês de nascimento do trabalhador.

O que fazer para sacar o abono depois de 29 de dezembro

Após esse prazo, os valores não sacados serão transferidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Neste caso, ainda será possível recuperar o valor, mas para isso será preciso fazer um requerimento ao Ministério do Trabalho e Emprego e esperar.

Por lei, o trabalhador tem cinco anos para resgatar o dinheiro, contados a partir do encerramento do calendário anual, sem a necessidade de determinação judicial, conforme estabelece o artigo 4º da Resolução 838 do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), de setembro de 2019. Mas o requerimento se torna necessário quando o trabalhador perde o calendário regular.

Para 2026

Para 2026, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador aprovou a destinação de R$ 33,5 bilhões para o pagamento do abono a 26,9 milhões de trabalhadores, com início previsto para 15 de fevereiro.

*VIA EXTRA