Aviação

Aeroporto de Caldas Novas ganha título por ter 100% de eficiência na comunicação via rádio

Conceito máximo foi obtido a partir de inspeção da Assessoria de Segurança Operacional de Controle do Espaço Aéreo (Asocea)

Aeroporto de Caldas Novas (Foto: Reprodução)
Aeroporto de Caldas Novas (Foto: Reprodução)

O aeroporto de Caldas Novas alcançou 100% de aproveitamento nas atividades desenvolvidas por sua Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), mais conhecida como a “rádio” do aeroporto.

A EPTA é o setor responsável pela comunicação direta com o piloto, disseminação de informações capazes de orientar pousos e decolagens, monitoramento das condições meteorológicas, além de outras ações fundamentais para a segurança dos voos.

O conceito máximo foi obtido a partir de inspeção da Assessoria de Segurança Operacional de Controle do Espaço Aéreo (Asocea) em junho do ano passado e considera as EPTAs de categoria “A” avaliadas em aeroportos brasileiros ao longo de 2023.

O aeroporto de Caldas Novas é o único do Brasil com 100% de aproveitamento.

O título foi recebido nesta quinta-feira (2) em cerimônia realizada no auditório Tenente Brigadeiro Deoclécio, no Rio de Janeiro. A solenidade também celebrou o 15º Aniversário da Asocea.