Alunos da UnB fazem acampamento em defesa dos palestinos em Gaza
Mobilização estudantil na UnB integra campanha global em apoio à flotilha que partiu da Tunísia rumo a Gaza
Um grupo de alunos da UnB fizeram acampamento em defesa dos palestinos em Gaza nesta segunda-feira (15), no Campus Darcy Ribeiro, em Brasília. A mobilização é organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelo Coletivo Juntos, em solidariedade ao povo palestino e à flotilha humanitária que segue rumo à Faixa de Gaza.
- Em meio à fome em Gaza, cães comem cadáveres, gatos e atacam moradores
De acordo com o DCE, o objetivo do acampamento é chamar a atenção para as violações de direitos humanos e reforçar a necessidade urgente de uma solução pacífica para o conflito. A ação também marca o início da campanha internacional Waves to Gaza, que acontece simultaneamente em outros países.
O ato em Brasília acontece no mesmo dia em que a Flotilha da Liberdade deixou o porto de Bizerta, na Tunísia, com quase 20 embarcações que partiram de Barcelona rumo a Gaza. Entre os ativistas estão nomes como a ambientalista sueca Greta Thunberg e o brasiliense Thiago Ávila, conhecido por sua militância pró-Palestina.
- Goiano relata arrependimento ao lutar em guerra na Ucrânia: “Gastei R$ 16 mil”
Ao longo do dia, o acampamento em defesa dos palestinos em Gaza contará com debates, atividades culturais e rodas de conversa. A mobilização se inspira em iniciativas semelhantes realizadas em universidades pelo mundo e integra a Flotilha Global Sumud — termo que significa “resiliência”, em árabe.
Em nota, os organizadores da flotilha denunciaram ataques recentes com drones contra duas embarcações que seguiam pelo norte da África. As autoridades tunisianas classificaram a ação como uma “agressão premeditada” e abriram investigação. Apesar dos obstáculos, os ativistas afirmam que pretendem avançar com a travessia nas próximas semanas para levar ajuda humanitária à população da Faixa de Gaza.
LEIA TAMBÉM:
- Americano se muda para Rússia para fugir de ‘doutrinação LGBT+’ e acaba enviado para a guerra