saúde

Anvisa determina recolhimento de produtos alimentícios por irregularidades; saiba quais

Entre itens afetados pela medida estão suplementos, energéticos e mix instantâneo de frutas

Anvisa determina recolhimento de produtos alimentícios por irregularidades; saiba quais suplementos, energéticos e mix instantâneo de frutas
Foto: Divulgação Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de diversos produtos alimentícios, entre eles suplementos, energéticos e mix instantâneo de frutas. As medidas constam de duas resoluções publicadas na quinta-feira (dia 12), no Diário Oficial da União (DOU).

Entre os atingidos estão todos os suplementos alimentares da Organza Indústria e Comércio. Segundo a agência, os produtos foram fabricados com constituintes não autorizados e não apresentaram comprovação de controle de qualidade.

Também será recolhido o suplemento alimentar em gotas Insufree, da P2 Brasil. De acordo com a Anvisa, o item tem origem desconhecida e traz, na embalagem, indicações e sugestão de benefícios terapêuticos.

A Slok Indústria de Bebidas e Alimentos deverá retirar do mercado todos os lotes de Brasitália – Energy Coffee, Benedetto Blueberry Zero Açúcar – Energy Antioxidant e Benedetto Blueberry – Energy Antioxidant, por fabricação e divulgação sem autorização.

A Mushin Serviços e Comércio também terá de recolher três produtos: Fantastic Oat Frutas Vermelhas; Fantastic Oat Banana e Caramelo; Fantastic Oat Maçã e Canela. Segundo o órgão, os itens contêm ingrediente não avaliados quanto à segurança para consumo. Além disso, foram identificadas na publicidade promessas como “reduzir níveis de colesterol ‘ruins’” e “controlar níveis de açúcar no sangue”.

Diversos produtos da Gustavo Teodoro de Almeida Teixeira – Deluxe também deverão ser retirados do mercado. Segundo a Anvisa, além de terem origem desconhecida, houve relatos de taquicardia e falta de ar. Além disso, os itens eram divulgados com sugestão de propriedades terapêuticas e ofertados como “emagrecedores”, alegação proibida pela regulamentação sanitária. Veja os produtos impactos:

  • Suplemento Alimentar Glamorous Black Deluxe (todos os lotes)
  • Suplemento Alimentar Glamorous Shape (todos os lotes)
  • Suplemento Alimentar Glamorous Ozem (todos os lotes)
  • Suplemento Alimentar Ozemzinho (todos os lotes)
  • Suplemento Alimentar Firezinho (todos os lotes)
  • Suplemento Alimentar Blackzinho (todos os lotes)
  • Suplemento Alimentar Shapezinho (todos os lotes)
  • Suplemento Alimentar Mini Shape (todos os lotes)

A Cycles Nutrition Desenvolvimento, Comércio e Distribuição de Suplementos Alimentares também foi alvo de medida de recolhimento. Segundo a agência, alguns produtos da empresa eram produzidos e comercializados com extratos vegetais sem avaliação prévia de segurança. São eles:

  • Suplemento alimentar da marca Recover Cycles Nutrition (todos os lotes)
  • Suplemento alimentar da marca Shot Ritual Cycles Nutrition (todos os lotes)
  • Suplemento alimentar da marca Relax Ritual Cycles Nutrition (todos os lotes)

Outro lado

Procurada, a Mushin disse que já protocolou recurso com efeito suspensivo e aguarda apreciação pela Anvisa. A empresa ressaltou que a resolução desta quinta-feira se trata de uma republicação por parte da Anvisa em razão de erro na publicação anterior, não se tratando de novo fato regulatório.

“Reiteramos que os produtos da linha Fantastic Oat são fabricados por empresa regularmente habilitada, com ingredientes avaliados e aprovados pela Anvisa, não havendo qualquer evidência técnica ou científica que indique risco sanitário aos consumidores”, diz trecho da nota.

Procurada, a Slok não havia respondido os pedidos de comentários até a publicação desta reportagem. 

*VIA EXTRA