Anvisa proíbe venda de tipo de adoçante no Brasil; saiba qual
Anvisa afirmou que 'todos os alimentos ou ingredientes sem histórico de consumo no Brasil são classificados como novos
(O Globo) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução, nesta segunda-feira, que proibiu a comercialização de todos os lotes de alulose (tipo de açúcar com baixo índice de calorias e produzido a partir da frutose) da empresa Sainte Marie Importação e Exportação. Em nota, a entidade afirma ter proibido “tanto o comércio quanto a distribuição, a importação, a propaganda e o uso do produto”.
“A alulose não consta na lista de substâncias autorizadas pela Anvisa para ser utilizada como adoçante ou ingrediente alimentar no Brasil”, explica a entidade, em nota.
Segundo o órgão, a medida ocorre uma vez que “todos os alimentos ou ingredientes sem histórico de consumo no Brasil são classificados como novos”, tendo de “ser submetidos à avaliação da Anvisa”.
No comunicado, a Anvisa explicou que a empresa interessada “deve apresentar documentos técnico-científicos para análise da Agência”.
Após esse procedimento, a Anvisa “verifica se o processo de fabricação desse novo alimento ou ingrediente não introduz ou concentra substâncias que possam ter efeitos danosos à saúde ou se a indicação de consumo não extrapola os níveis considerados seguros”.