RETOMADA

Após intervalo de 70 anos, Cidade de Goiás volta a receber Cavalhadas 

Após uma pausa de 70 anos, finalmente as Cavalhadas retornam à programação da Cidade de…

Cavalhadas na Cidade de Goiás retornam após 70 anos de intervalo
A festa acontece no Estádio Hélios de Loyola (Foto: Divulgação - Secom)

Após uma pausa de 70 anos, finalmente as Cavalhadas retornam à programação da Cidade de Goiás, com atividades nesta terça e quarta (11 e 12/10). A antiga Vila Boa é o 12º município a receber a festa popular, que teve início no mês de junho, com circuito passando por outras 11 cidades do estado.

As encenações das batalhas entre mouros e cristão serão realizadas no Estádio Hélio de Loyola, com programação que ainda inclui missas, cavalgadas e um show animado com Rayan Barreto – que acontece a partir das 22h desta terça-feira (11/10).

Segundo afirma o prefeito da cidade, Anderson Gouvea, a retomada das Cavalhadas na Cidade de Goiás contribui para o fortalecimento turístico da região, que já é considerada um dos principais destinos turísticos do estado, mas que agora também se vê como uma referência cultural.

Com apoio do Governo de Goiás, por meio das Secretarias de Cultura (Secult) e da Retomada, foram destinados R$ 200 mil para a organização e preparação dos festejos, que voltam a alegrar os fiéis na cidade.

Sobre o circuito das Cavalhadas 2022

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Secretaria de Estado de Cultura (@secultgoias)

Com início no mês de junho, após dois anos de pausa por conta da pandemia, as Cavalhadas 2022 passaram por 12 municípios, sendo eles Jaraguá, Palmeiras de Goiás, São Francisco, Crixás, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha, Hidrolina, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Posse, e agora, Cidade de Goiás.

No total, as cidades receberam recursos no valor de R$ 3,1 milhões do estado – verba essa que foi destinada à produção de acessórios dos festejos, decorações, produções de indumentárias dos cavaleiros, entre outros processos.

Já bastante tradicionais no estado, as Cavalhadas encenas as batalhas entre os mouros e cristãos, ocorridas na Península Ibéria, entre os séculos 9 e 15. No cenário, dois exércitos lutam entre si, com 12 cavaleiros de cada lado.

A apresentação é coreografada e repleta de ornamentos, o que garante ainda mais graça ao espetáculo. Também há presença dos famosos mascarados, que são personagens que representam o povo e saem às ruas, a cavalo ou a pé, promovendo algazarras.

Programação das Cavalhadas na Cidade de Goiás

11 de Outubro (terça-feira)

15h: Concentração para cavalgada

Local: Praça do Chafariz

17h: Saída da cavalgada

Local: Praça do Chafariz

19h: Treino dos cavaleiros

Local: Estádio Hélios de Loyola

22h: Show de Rayan Barreto

Local: Estádio Hélios de Loyola

12 de Outubro (quarta-feira)

7h: Missa

Local: Igreja Nossa Senhora Aparecida (Povoado de Areias)

14h: Cavalgada

Local: Parque Agropecuário Vale da Serra

15h: Cavalhadas

Local: Estádio Hélios de Loyola

Serviço

Retomada das Cavalhadas na Cidade de Goiás

Quando: 11 e 12/10 (terça e quarta)

Onde: Estádio Hélios de Loyola – Av. Dário de Paiva Sampaio – Goiás, GO, 76600-000

Acesso gratuito

LEIA TAMBÉM: