Avast compra a AVG por US$ 1.4 bilhões
Aquisição foi anunciada em julho e coloca a empresa em 1/3 de todos os PCs do mundo
Está concluído: a AVG agora pertence oficialmente à Avast. Como anunciado em julho, as empresas tchecas agora formam uma só, embora a marca AVG permaneça preservada. Em um negócio de US$ 1.4 bilhão, a Avast agora vai adaptar e nivelar as duas empresas, inclusive eliminando pessoal redundante, o que é terrível.
A base de usuários da empresa acaba de dobrar de 230 milhões para mais de 400 milhões de pessoas ao redor do mundo. Segundo o TechCrunch, a Avast agora estará presente em 1/3 de todos os PCs do mundo e em cerca de 160 milhões de aparelhos móveis.
Em entrevista ao site, Vince Steckler, CEO da Avast, disse que sua empresa vem cortejando a AVG há décadas, tentando convencê-la de que as duas deveriam ser uma. “Foi, acho, a nossa quarta tentativa nos últimos dois ou três anos de comprar a AVG. Já estávamos cansados de sermos recusados. Falamos, é esse valor, pegar ou largar, e para nossa surpresa dessa vez eles disseram sim”.
No fim das contas, ele revelou ao site que a Avast já tinha percebido que precisava expandir para se manter no mercado. O principal motivo nem é a concorrência, mas a tecnologia. Steckler lembrou que as empresas hoje operam na nuvem e usam IA para aprender e desenvolver seus produtos. “E IA precisa de dados. Muitos, muitos dados”, afirmou.
Portanto, juntar duas empresas menores em uma grande lhes dá a força e o alcance para investir pesado em um datacenter e uma IA robustos, competitivos.