Avião da Gol colide com pássaro e retorna a aeroporto de Brasília: “cheiro de queimado”
Voo seguia para São Paulo mas teve que voltar à capital federal para inspeção da aeronave

Um avião da Gol precisou retornar ao Aeroporto de Brasília na manhã deste domingo (23) após colidir com um pássaro menos de uma hora depois da decolagem. O voo G3 1445, que seguia para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, decolou às 9h10, mas teve que voltar à capital federal às 9h53 para inspeção da aeronave.
Passageiros relataram que, logo após a decolagem, sentiram um forte cheiro de queimado dentro do avião da Gol. “Estávamos subindo normalmente, e, em certo momento, o avião deu uma tremida e um cheiro de queimado muito forte subiu aqui na parte de trás”, disse uma das passageiras que estava no voo.
Ainda segundo a mulher, a tripulação chegou a iniciar o serviço de bordo, mas logo interrompeu o atendimento. “O piloto informou que houve uma colisão com um pássaro e que voltariam para Brasília para verificar qualquer necessidade de manutenção”, explicou.
A Gol afirmou que os passageiros receberam atendimento conforme a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e foram reacomodados em outro voo, que partiu às 11h55. A empresa reforçou que todas as medidas foram tomadas com foco na segurança.
A Inframerica, concessionária que administra o Aeroporto de Brasília, confirmou que o pouso aconteceu sem intercorrências e que não houve impacto na operação do terminal.
Nota da Gol
“A GOL informa que a aeronave que realizava o voo G3 1445 (BSB-CGH), com decolagem às 09h10 deste domingo (23/02), precisou retornar ao aeroporto de Brasília após a tripulação identificar um bird strike (colisão com pássaro). O pouso ocorreu em total segurança às 09h53 e a aeronave foi para a inspeção.
Os Clientes receberam as tratativas de acordo com a resolução 400 da ANAC, com possibilidade de reacomodação em outra aeronave, com previsão para decolagem às 11h55 deste domingo, ou nos próximos voos disponíveis da GOL.
A Companhia reforça que todas as ações referentes a esse voo foram tomadas com foco na Segurança, valor número 1 da GOL.”
Nota da Inframerica
“A Inframerica informa que um voo que partiu nesta manhã do Aeroporto de Brasília com destino a Congonhas em São Paulo, retornou ao terminal aéreo cerca de 30 minutos após a decolagem. A aeronave pousou em total segurança. Não houve nenhum impacto na operação do aeroporto.”
- Avião da Latam fica com bico destruído após bater em pássaro; voo é cancelado
*Com informações do Metrópoles