Vídeo

Avião faz pouso-caranguejo por causa do vento em Santa Catarina

Avião conseguiu pousar em segurança e todos os passageiros desceram em segurança. Fato ocorreu em Santa Catarina

Avião faz pouso-caranguejo por causa do vento em Santa Catarina (Foto: Reprodução)
Avião faz pouso-caranguejo por causa do vento em Santa Catarina (Foto: Reprodução)

Um Airbus A320 da Latam fez uma manobra na pista do aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina, que chamou atenção nas redes sociais. Em razão do vento forte, que estava desestabilizando a aeronave, o piloto fez o que especialistas chamam de “pouso-caranguejo” ou crab approach, em inglês. Ou seja: desceu ao solo lateralmente, e não de frente, como é comum.

O objetivo dessa manobra é o de evitar a interferência do vento cruzado, que em um pouso normal poderia empurrar o avião para fora da pista. De acordo com a Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo do aeroporto, o vento era de 50 km/h no instante em que o Airbus fez o pouso-caranguejo. A manobra foi bem-sucedida e todos os passageiros desceram em perfeitas condições.

“De forma básica, a manobra permite que o piloto use a tração dos motores para compensar o vento cruzado e manter a linha de voo alinhado com a pista, e essa trajetória alinhada permite o pouso seguro”, disse ao G1 o professor de engenharia aeroespacial da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Rafael Cuenca.

“Quando a aeronave toca os trens de pouso na pista, o piloto ajusta o alinhamento do avião com a pista para poder usar os freios. Logo esse tipo de manobra é um procedimento normal”, continuou.

Já o coordenador do curso de ciências aeronáuticas da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Paulo Roberto dos Santos, afirma que o piloto tem que conhecer as especificidades de cada aeronave antes de realizar essa manobra.

“Normalmente, os manuais de operação informam a velocidade máxima permitida de vento cruzado para cada tipo de aeronave, durante as operações. Por exemplo, se durante uma aproximação para pouso a velocidade do vento cruzado superar a máxima permitida pelo manual, a técnica exige que o piloto não prossiga para pouso, devendo arremeter e prosseguir para o aeródromo de alternativa”, disse Santos.

Leia também