veja fotos

Bandeira dos EUA na avenida Paulista durante 7 de setembro viraliza na web: “Não eram patriotas?”

Internautas ironizam máxima bolsonarista 'nossa bandeira jamais será vermelha'

Bandeira dos EUA na avenida Paulista durante 7 de setembro viraliza na web: patriotas? bolsonarista nossa bandeira jamais será vermelha SOS Trump, Bolsonaro Free, Freedom for Zambelli 7 de setembro: apoiadores pelo Brasil pedem anistia criminal e eleitoral para Bolsonaro
Foto: X

O feriado de 7 de Setembro, marcado pela celebração da Independência do Brasil, acabou rendendo uma cena polêmica na avenida Paulista, em São Paulo. Durante um ato de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), uma gigantesca bandeira dos Estados Unidos foi hasteada, enquanto a do Brasil apareceu bem menor ao lado. O gesto rapidamente viralizou nas redes sociais e gerou reações de internautas, que questionaram: “Não eram patriotas?”.

A situação chamou ainda mais atenção porque o Brasil enfrenta, desde agosto, um tarifaço imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que determinou sobretaxa de 50% em parte das exportações brasileiras. Segundo o governo, a medida afeta 36% dos produtos enviados ao mercado americano e pode impactar empregos e a economia nacional.

No X (antigo Twitter), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), um dos principais articuladores da agenda bolsonarista nos Estados Unidos, defendeu a ação. Em inglês, afirmou que os manifestantes foram às ruas “para desmentir a narrativa oficial de que Donald Trump não tem legitimidade no Brasil e de que há um ataque americano contra a soberania nacional”.

Em contrapartida, o presidente Lula (PT) publicou uma foto da bandeira do Brasil no desfile de 7 de Setembro, em Brasília, com a legenda: “Nossa bandeira é o Brasil e o povo brasileiro”. O perfil oficial do governo também reforçou o significado do símbolo nacional.

Veja fotos: Bandeira dos EUA na avenida Paulista durante 7 de setembro viraliza na web

7 de setembro: apoiadores pelo Brasil pedem anistia criminal e eleitoral para Bolsonaro

A tarde deste 7 de setembro foi marcada por atos em várias capitais do país. Na Avenida Paulista, em São Paulo, milhares de apoiadores se reuniram pedindo anistia criminal e eleitoral para Jair Bolsonaro (PL) e demais condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Os protestos também tiveram críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Veja fotos aqui!