políticos

Bolsonaro agradece carta de Trump e diz que processo tenta tirá-lo da política; vídeo

Ex-presidente se autointitula "a maior liderança da direita na América do Sul"

Bolsonaro agradece carta de Trump e diz que processo tenta tirá-lo da política vídeo Ex-presidente se autointitula maior liderança da direita
Foto: Redes Sociais

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um vídeo nas redes sociais nesta quinta-feira (17) no qual agradece a carta de Trump e diz que o processo tenta tirá-lo da política. A mensagem de apoio foi enviada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que classificou o julgamento contra o ex-mandatário brasileiro como parte de um “sistema injusto”.

No vídeo, Bolsonaro diz que o processo tenta tirá-lo da política, afirmando que a ação judicial que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022 é “inacreditável” e tem o objetivo claro de retirá-lo da vida pública. “Querem, na verdade, me alijar do processo político. Alijar a maior liderança da direita na América do Sul. Entendo que eleições sem oposição, isso sim é golpe”, declarou.

Ainda na gravação, Bolsonaro ressalta a “preocupação” do líder norte-americano com a liberdade de expressão no Brasil. “Conte com a minha eterna gratidão”, disse o ex-presidente.

A carta de Trump, publicada na plataforma Truth Social, diz que Bolsonaro é alvo de “ataques” de um sistema injusto e pede o fim imediato do julgamento no Brasil. Trump afirmou estar “muito preocupado” com os ataques à liberdade de expressão tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, citando ações do atual governo brasileiro contra redes sociais e aliados da direita.

Mais cedo, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também se manifestou. Ele endossou o posicionamento do ex-presidente e de Trump, destacando que o Brasil estaria se encaminhando para um cenário semelhante ao da “narco-ditadura” de Nicolás Maduro na Venezuela. Eduardo Bolsonaro é alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga sua atuação conspiratória nos Estados Unidos.

Além da defesa pública, Trump, na carta enviada a Bolsonaro, recordou medidas políticas e econômicas que adotou durante seu mandato para pressionar governos adversários, e reforçou que o ex-presidente brasileiro continua liderando pesquisas e é visto como um “líder forte e respeitado que serviu bem ao seu país”.

Com o vídeo em que Bolsonaro agradece carta de Trump e diz que processo tenta tirá-lo da política, o ex-presidente reforça o discurso de perseguição judicial e mantém a narrativa de que a direita está sendo injustiçada tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo.

Bolsonaro agradece carta de Trump e diz que processo tenta tirá-lo da política; vídeo