EDUCAÇÃO

Bolsonaro ataca Enem: “aquilo mede algum conhecimento?”

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quarta-feira (17), que o Exame Nacional do…

PF apura fraudes nas provas do Enem realizadas no Pará
PF apura fraudes nas provas do Enem realizadas no Pará - (Foto: Mariana Leal/ MEC)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quarta-feira (17), que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nunca serviu para medir o conhecimento dos estudantes. A afirmação veio durante visita ao Qatar, e, após ele já ter afirmado que a prova começou a adquirir a ‘cara’ do governo.

“Olha o padrão do Enem no Brasil. Pelo amor de Deus. Aquilo mede algum conhecimento? Ou é ativismo político e na questão comportamental?”, declarou Bolsonaro.

Mesmo com a polêmica sobre a prova deste ano, o presidente garantiu que não viu a prova com antecedência. “Não vi, não vejo, não tenho conhecimento”, afirmou.

Enem será aplicado neste fim de semana

A aplicação do Enem está marcada para acontecer no próximo domingo (21), e foi abalada nos últimos dias pela renúncia de servidores dos cargos de chefia no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O órgão é responsável pela organização da prova.

A crise começou depois que os servidores citaram falta de capacidade gerencial da direção do órgão, e fragilidade técnica e administrativa. Para o governo, o motivo real foi uma disputa por valores de gratificação, o que os servidores negam.