Thomas Piketty

Brasil é o 5º país mais desigual do mundo em ranking de renda, aponta relatório

O estudo foi realizado pela rede do World Inequality Lab, sediada na Paris School of Economics, e coordenado pelo economista Thomas Piketty

trbr5295
Os 10% mais ricos detém 70% do patrimônio brasileiro | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Brasil ocupa a quinta posição em desigualdade de renda entre 216 países, segundo a nova edição do Relatório da Desigualdade Global. O levantamento aponta que os 10% mais ricos no topo da pirâmide concentram 59,1% da renda nacional, enquanto a metade mais pobre dos brasileiros detém apenas 9,3%.

No critério de concentração de riqueza (que inclui imóveis, investimentos e ativos financeiros), o país aparece na sexta posição mundial. O grupo dos 10% mais ricos possui 70% de todo o patrimônio nacional, sendo que o 1% no topo controla mais de um terço do total de bens e ativos do Brasil.

O estudo foi realizado pela rede do World Inequality Lab, sediada na Paris School of Economics, e coordenado por uma equipe de mais de 200 pesquisadores liderada pelo economista Thomas Piketty. No ranking de disparidade de rendimentos, o Brasil fica atrás apenas de África do Sul, Colômbia, México e Chile.

Em escala global, o relatório revela que os 10% mais ricos se apropriam de 75% da riqueza mundial, enquanto os 50% mais pobres ficam com apenas 2%. O documento destaca ainda que, desde a década de 1990, a riqueza de bilionários cresceu cerca de 8% ao ano, o dobro do ritmo registrado pela metade mais pobre da população global.

Com informações da Folha de S. Paulo

Leia também: