Pandemia

Brasil tem oito enfermeiros mortos por coronavírus, e outros nove óbitos aguardam confirmação

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) fez um alerta em relação à situação dos enfermeiros…

No Dia Nacional da Enfermagem, classe pede valorização e solidariedade
(Foto: Cléber Júnior/Agência O Globo)

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) fez um alerta em relação à situação dos enfermeiros do pais no enfrentamento à Covid-19. Em relatório, o órgão afirmou que 17 profissionais morreram desde o início da pandemia: oito já têm confirmação do contágio por coronavírus, e outros nove aguardam confirmação.

“É urgente a adoção de medidas para capacitação e oferta adequada de equipamentos de proteção individual para reduzir os riscos de contaminação dos profissionais de Enfermagem que estão na linha de frente do combate à pandemia”, diz trecho da nota.

A cidade de São Paulo tem o maior número de vítimas, com seis óbitos, seguida de Recife (com três) e Brasília (duas). Também foram notificados óbitos em Goiânia (GO), Mossoró (RN), Tatuapé (SP), Cachoeirinha (SP) e São Gonçalo (RJ).

Outros números chamam a atenção. Seis mortos possuíam mais de 60 anos, faixa etária considerada grupo de risco. A vítima mais idosa é uma auxiliar de enfermagem de 72 anos da cidade de São Paulo. Já a mais nova era uma enfermeira de 29, de Recife. Nos dois casos, ainda são aguardados os resultados dos exames. Também há uma predominância das mulheres entre as vítimas.