Tempestade

Caldas Novas avalia danos deixados pela chuva do final de semana

Caldas Novas recebeu uma forte chuva na madrugada de domingo (11), a qual deixou uma…

Caldas Novas recebeu uma forte chuva na madrugada de domingo (11), a qual deixou uma família desabrigada e causou, pelo menos dois alagamentos. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, foram cerca de 100 milímetros de precipitação em menos de 9 horas, o que resultou na sobrecarga do córrego Capão Grosso  e de um ribeirão. De acordo com a Defesa Civil do município, instalações públicas do Balneário Municipal e um clube e quatro residências foram invadidas pela água, mas o principal problema de inundação ocorreu no bairro Estância dos Buritis.

“Sem dúvidas, lá é o caso mais grave. A água invadiu e inundou mais de três casas, gerando danos materiais. Ninguém ficou ferido, mas as pessoas precisaram ser transferidas para outros locais, como casas de vizinhos e de familiares, até que a água baixasse”, afirma o coordenador municipal de Defesa Civil Wanderlei Ferreira dos Santos.

Foto mostra Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Balneário alagado (Foto: reprodução)

De acordo com o tenente Eduardo Duarte, do Corpo de Bombeiros, corrobora a afirmação da Defesa Civil, ao atestar que a região é conhecida como área de risco. “É considerada área de risco pela incidência de alagamentos. Foi o caso mais grave, mas por volta das 7h, o nível já tinha baixado e os moradores puderam retornar para casa”, avalia.

Para Wanderlei, a principal causadora dos problemas foi o volume de água. “Causou alagamento no centro, no Balneário Municipal, onde fica a Feira do Luar. O Shopping Tropical construiu um estacionamento em cima do córrego. O excesso de água não teve por onde passar e acabou inundando tudo. Os bueiros, obstruídos pela construção, também não suportaram”.

Wanderlei ainda completa. “Na entrada da cidade, na Avenida Elias Bufáiçal, uma das principais vias do município, também registramos alagamento. Lá tem um córrego que desemboca na lagoa do Sesc. É o córrego que passa pelo Setor Jeriquara. Ali, a água encontra um bueiro, também obstruído por mato, sofá velho e muito lixo. O acúmulo causou inundação em residências das imediações”.

Ainda, parte do asfalto da  Avenida Coronel Bento de Godoy foi arrancado e os pedaços, segundo Wanderlei, ainda estão na pista. “É outra das vias principais, que dá acesso a quem vem de São Paulo. Lá, tem placas de asfalto que foram arrancadas pela água. Ainda não foram retiradas”.

Danos

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos CPTEC emitiu aviso meteorológico que alertava as populações de diversos municípios sobre a ocorrência de tempestades com raios, chuvas intensas e vendavais. Veja área destacada em amarelo, a qual inclui a cidade de Caldas Novas, na imagem:

De acordo com o prefeito Evandro Magal (PP), danos materiais apurados são insignificantes diante da quantidade de chuva que afetou a região. “Estou em Caldas há 30 anos. Nunca tinha visto uma chuva assim por aqui. Os danos são insignificantes. No Balneário, apenas materiais de escritório, no clube, alguns freezeres. Na cidade, alguns bueiros e asfalto foram danificados. A previsão é de que até sexta-feira tudo já esteja reparado, isso se não chover forte novamente”.

Segundo Evandro, apenas uma família ficou desabrigada e foi acomodada na casa de familiares. “Ainda não nos procuraram, mas trata-se de uma família de quatro pessoas. A casa onde viviam está em situação de desabamento. Estamos estudando a doação de um lote e de materiais de construção. Aguardamos mais informações que estão sendo levantadas pela assistência social para tomar uma decisão”.

Sobre a situação da Estância dos Buritis, Evandro ressalta que há projetos para resolução do problema no Ministério da Integração Nacional. “Aguardamos liberação de recursos para resolver o problema. É necessário fazer a canalização do córrego Capão Grosso, obra que está estimada em R$ 14 milhões. Tive audiência com o ministro e estamos aguardando. Sobre o balneário e o clube, a limpeza já foi feita e os atendimento restabelecidos”.

A reportagem aguarda mais fotos do alagamento na Estância dos Buritis.