Campanha Jornada Lixo Zero é lançado durante Semana do Meio Ambiente em Goiânia
Projeto desenvolvido em Goiânia busca promover a educação ambiental e valorizar os catadores de materiais recicláveis
Na Semana do Meio Ambiente, o Movimento Lixo Zero Goiás, criado por Raquel Pires Sales em Goiânia, lançou a Campanha Jornada Lixo Zero nesta terça-feira (6). Com o apoio do Ministério Público de Goiás, a iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da sustentabilidade e valorizar os catadores de materiais recicláveis.
No evento de lançamento, que aconteceu no auditório do Ministério Público, a coordenadora da Área do Meio Ambiente e Consumidor do Centro de Apoio Operacional, Daniela Haun de Araújo Serafim, e o promotor de Justiça Juliano Barros Araújo, titular da 15ª PJ de Goiânia, receberam os convidados. Daniela Haun ressaltou a relevância da educação ambiental e do trabalho de conscientização, enquanto Raquel Pires Sales apresentou o histórico do projeto e as inovações trazidas pela campanha.
O Movimento Lixo Zero Goiás, criado por Raquel Pires Sales em 2016, em Goiânia, abrange diferentes aspectos, como ambientais, sociais, de saúde, educacionais, econômicos e culturais. Seu objetivo é promover a educação ambiental e a inclusão social, especialmente para os catadores de materiais recicláveis.
Durante a apresentação, Raquel Sales destacou os principais problemas relacionados aos resíduos, como aspectos econômicos, sociais, de saúde e ambientais. O movimento propõe soluções por meio de ações, treinamentos, sensibilização, geração de trabalho e renda, além de uma abordagem de responsabilidade compartilhada.
Atualmente, o Movimento Lixo Zero Goiás oferece diversos serviços, como orientação para gestão de resíduos, drive-thru Lixo Zero, plano de gerenciamento de resíduos lixo zero, palestras, oficinas, projetos, formações, assessoria e consultoria em sustentabilidade, eco pontos e promoção de eventos.
Entre os resultados alcançados pelo movimento, destaca-se a coleta de mais de 50 toneladas de materiais recicláveis nos dez municípios em que atua, no período de 2021 a 2023.
Encerrando o evento de lançamento, foi realizada uma apresentação teatral intitulada “Guardiões do Cerrado”, encenada pelos atores da Companhia de Teatro Carlos Moreira. Essa parceria com o movimento prevê a realização de quatro apresentações teatrais em julho deste ano, nos locais de drive-thrus que serão instalados na Praça Berimbau, no Jardim Guanabara.
Além dos anfitriões do Ministério Público e dos apresentadores da campanha, o evento contou com a presença de representantes do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT), da Defensoria Pública Estadual, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Guarda Civil Metropolitana, de professores, advogados, ambientalistas e representantes de instituições como Saneago e Universidade Federal de Goiás (UFG).