artista

Cate Blanchett visita locais afetados por enchentes no Rio Grande do Sul

Desde 2016, quando virou embaixadora no Acnur, atriz australiana se dedica à causa dos refugiados

Cate Blanchett visita locais afetados por enchentes no Rio Grande do Sul atriz australiana se dedica à causa dos refugiados
Foto: Acnur

A atriz Cate Blanchett esteve no Brasil pela primeira vez — entre a última segunda-feira (16) e quarta-feira (18) — para visitar as cidades de Porto Alegre, Taquari e Cruzeiro do Sul, todas afetadas pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano. Embaixadora da boa vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, o Acnur, entidade vinculada à ONU, a artista australiana participou de encontros com pessoas que seguem fora de suas casas e conheceu iniciativas realizadas por lideranças comunitárias.

Desde 2016, quando passou a ocupar o posto no Acnur, Cate Blanchett se dedica à causa dos refugiados, investindo tempo e dinheiro em missões mundo afora. A atriz de 55 anos já esteve em locais como Mianmar, Jordânia, Líbano, Sudão e Bangladesh, realizando visitas financiadas com recursos do próprio bolso.

No Rio Grande do Sul, Cate Blanchette também se reuniu com o governador Eduardo Leite (PSDB), para “enfatizar preocupações quanto aos efeitos das mudanças climáticas”.

Em publicação nas redes sociais, Leite comentou a visita. “Cate me enfatizou preocupações quanto aos efeitos das mudanças climáticas e sua relação com o deslocamento humano e com as populações deslocadas à força, destacando o reconhecimento da população refugiada como uma das mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas, e a necessidade de sua inclusão e participação em ações de preparação, contingência, mitigação e adaptação”, afirmou.

Do total de 497 municípios do Rio Grande do Sul, 472 foram atingidos pelas fortes chuvas e enchentes neste ano. De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil, mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pelo desastre ambiental.