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Chocolate Trento vira hit nas redes e consumidores temem aumento de preço por causa da popularidade

Fabricante fala que reajuste depende de fatores 'além da boa vontade'

Chocolate Trento vira hit nas redes e consumidores temem aumento de preço por causa da popularidade Fabricante fala que reajuste

Grazielle J., de 17 anos, está preocupada. “Hoje em dia, todo mundo já sabe o que é Trento“, diz a carioca, que cursa o ensino médio e trabalha como atendente de pet shop em Queimados, na Baixada Fluminense. “As pessoas estão comprando cada vez mais, e em breve o preço aumentará demais”, reclama. Fabricado pela gaúcha Peccin, o chocolate Trento se tornou um fenômeno nas redes sociais.

“Sinto que o sabor do chocolate não é enjoativo, e não deixa aquele gosto ruim na garganta depois de comer. Ele é atualmente o meu favorito”, afirma Grazielle. “Quase todos os dias eu compro”, acrescenta.

O professor e escritor Gabriel Biasetto, de 26 anos, de Bragança Paulista (SP), também tenta se conter, mas já chegou a comer dez Trento em um único dia.

“Normalmente, esses chocolates waffle têm um gosto meio artificial. O Trento, não. Ele não tem gosto de manteiga ou chocolate hidrogenado”, opina Gabriel.

Carlos Scarpa, diretor comercial da Peccin, explica que o Trento já foi fabricado com 38% de cacau em sua formulação, um número acima dos 25% exigidos pela legislação brasileira para ser considerado chocolate, e não “chocolate fantasia”. E que seguirá assim para sempre.

“Hoje em dia, existe um novo ‘compound’ que é um chocolate hidrogenado, uma ‘gordura sabor chocolate’. Muitas marcas grandes estão adotando isso”, diz Scarpa, que acredita que a concorrência esteja de olho em copiar o carro-chefe da Peccin. “Mas nenhuma outra marca consegue porque não usa esse percentual de cacau.”

O diretor comercial da Peccin diz que a empresa “continuará lutando por um preço justo“. “O cacau e o açúcar são indexados pela bolsa de valores de Nova York, e ambos fazem parte da receita e estão aumentando no mercado. O aumento de preço não se deve ao reconhecimento da marca ou à sua participação no mercado, mas à questão inflacionária”, afirma Scarpa.

Segundo ele, a Peccin tinha um aumento de preço programado para este mês, mas mudou de ideia. “Achamos que vale a pena evitar que o produto fique caro e perca esse consumidor, então estamos segurando. Mas não depende apenas da nossa boa vontade.”

Atualmente, o Trento possui 13 sabores, incluindo a linha Sobremesas, e em janeiro de 2024 lançará novos produtos.

“Vamos inovar na embalagem e introduzir novos sabores exclusivos”, promete Scarpa, que diz que a marca está atenta às sugestões de novos sabores enviadas pelos consumidores em seus perfis nas redes sociais. “Pode enviar, nós lemos”, afirma.

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*Com informações da Folha de São Paulo