TEMPESTADE

Chuva com granizo e ventos de 80 km/h causa queda de árvores e estragos em Goiânia e Aparecida

Uma chuva com granizo e ventos de até 80 km/h causou a queda de árvores,…

Árvore caída na rua 1013, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia (Foto: leitor do Mais Goiás)
Árvore caída na rua 1013, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia (Foto: Leitor do Mais Goiás)

Uma chuva com granizo e ventos de até 80 km/h causou a queda de árvores, além de estragos em Goiânia e Aparecida. Registros feitos por moradores mostram que a ventania formou “ondas” numa piscina. Árvores caíram em um shopping e até sobre uma casa. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), a previsão indica que as fortes chuvas devem continuar nesta segunda-feira (24).

Segundo o órgão, houve precipitação com duração média de 30 minutos a 1 hora, além de registro e queda de granizo em Aparecida e na região Leste de Goiânia. Veja:

-Goiânia região Leste (jardim Olinda) 28,8mm

-Goiânia região Norte (Balneário Meia Ponte) 33,6mm

-Goiânia região Norte (Sta. Genoveva) 41,8mm

-Goiânia região Noroeste (Perin): 56,8mm

-Goiânia região Noroeste (Jardim Curitiba):34,0mm

-Goiânia região Noroeste (São Domingos): 25,6mm

-Goiânia região Noroeste (Aeródramo) 23,0mm

Rajadas de Vento (velocidade):

-Goiânia Região Leste Chegando 84Km/h

-Goiânia Região Norte Chegando 63Km/h

-Goiânia Região Noroeste Chegando 40Km/h

-Aparecida de Goiânia (Prefeitura) 16,8mm

-Aparecida de Goiânia (Parque Veiga Jardim) 23,0mm

Estragos causados pela chuva em Goiânia e Aparecida

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, durante a chuva, a equipe foi acionada para o resgate de um adolescente de 16 anos, que ficou ferido após ser atingido por uma árvore que caiu durante a ventania, no Bairro Parque Veiga Jardim 3, em Aparecida. Ele teve fraturas na perna e foi encaminhado para o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (HEAPA).

Em outro registro da forte chuva, uma árvore caiu na área externa de um restaurante do Shopping Flamboyant, no Jardim Goiás, em Goiânia. A assessoria do shopping disse que ninguém ficou ferido e que o local foi vistoriado e liberado. Veja:

Um outro vídeo gravado por uma leitora do Mais Goiás mostra coqueiros balançando com a força do vento e até “ondas” na água da piscina de um condomínio no Cruzeiro do Sul em Aparecida. Veja:

Também em Aparecida, moradores registraram o momento em que o quintal da casa ficou coberto de gelo após a chuva da tarde de domingo (23). Em relato, uma outra moradora contou que o telhado do vizinho caiu. “Chuva forte aqui em Aparecida, no Vera Cruz 2. Telhado da casa do nosso vizinho caiu e foi parar no quintal de um outro morador”, contou.

Na avenida Campos Elísios, no Jardim Novo Mundo, em Goiânia, uma árvore de grande porte caiu e prejudicou o acesso à via. Na Vila Pedroso, a ventania derrubou várias árvores. Já no Jardim Guanabara, moradores registraram as ruas alagadas. Na rua 1013, no Setor Pedro Ludovico, uma árvore caiu e o local ficou interditado.

Mais chuvas

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), a passagem de uma frente fria favorece o transporte de umidade e aumento de nebulosidade, que, combinado com o calor, gera chuvas mais fortes.

“Estava muito quente e se formaram essas nuvens de tempestade pegando boa parte de Goiânia e Região Metropolitana”, explica o gerente do Cimehgo, André Amorim.

A previsão é de que continue o risco potencial de tempestade para essa segunda-feira (24), devido a combinação de calor e umidade. “Nós ainda temos possibilidade para essa semana devido a combinação da umidade com o calor. É importante que a população esteja atenta por conta dessas tempestades”, alertou André.