Cientistas realizam expedição no Rio Araguaia para aprimorar políticas públicas de turismo até 20 de julho
Expedição inclui visitas a municípios e acampamentos situados às margens do rio
A Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo) iniciou, nesta quinta-feira (10), uma expedição técnica no Rio Araguaia com o objetivo de coletar dados que contribuam para o planejamento e formulação de políticas públicas voltadas ao turismo regional. A Expedição Araguaia segue até o dia 20 de julho e inclui visitas a municípios e acampamentos situados às margens do rio.
A equipe é composta por 12 profissionais, entre turismólogos, jornalistas, biólogo, fotógrafo, técnicos do Observatório do Turismo, além de pessoal de apoio e logística. Os trabalhos são realizados a bordo de cinco embarcações, percorrendo localidades como Aruanã, Cangas, Cocalinho, Travessão, Viúva, Bandeirantes e Luiz Alves.
Durante a expedição, os pesquisadores observam o perfil de turistas que frequentam acampamentos e estabelecimentos de hospedagem em cidades da região. A coordenadora de pesquisa Amanda Alves Borges afirma que o levantamento pretende ampliar a análise do turismo local, incluindo a vivência nas áreas de acampamento.
Temporada do Araguaia 2025 terá shows, esportes e lazer em seis cidades goianas; veja
Segundo o cronograma, a equipe parte de Goiânia e percorre o trajeto conforme as datas: Aruanã (11/7), Cangas (12/7), Cocalinho (13/7), Travessão (14/7), Viúva (15/7), Bandeirantes (16 e 17/7) e Luiz Alves (18 e 19/7). Centros de Atendimento ao Turista (CATs) funcionam em Aruanã e Luiz Alves durante a temporada para fornecer informações aos visitantes.
A Expedição Araguaia integra a programação da Temporada Mais Araguaia 2025, coordenada pelo Governo de Goiás. A operação envolve também as secretarias estaduais da Retomada, Esporte e Lazer, e Meio Ambiente, que atuam em conjunto com ações de qualificação, crédito, entretenimento e educação ambiental.
De acordo com o Observatório do Turismo, a expectativa é que a temporada atraia cerca de 1 milhão de turistas, majoritariamente dos estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. As cidades mais procuradas incluem Aruanã, Aragarças, Britânia, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás e Montes Claros.
A movimentação turística contribui para a geração de renda em comunidades locais, com atuação temporária de moradores em atividades como guia turístico, comércio, gastronomia, hospedagem e serviços diversos. Investimentos públicos em eventos culturais e infraestrutura têm como meta fortalecer a economia da região durante o período de alta temporada.
LEIA TAMBÉM
Rio Araguaia atrai turistas com pesca esportiva, ecoturismo e belezas naturais
Confira 10 dos melhores destinos para pesca em Goiás