Vazamento

Clientes tem dados de chaves Pix vazados, em Sergipe

Clientes do Banco do Estado de Sergipe (Banese) tiveram dados cadastrais das chaves Pix vazadas.…

Clientes tem dados de chaves Pix vazados, em Sergipe
Operações do Pix à noite terão limite de R$ 1 mil a partir de hoje (Foto: Agência Brasil)

Clientes do Banco do Estado de Sergipe (Banese) tiveram dados cadastrais das chaves Pix vazadas. A informação foi confirmada pelo Banco Central (BC) na noite desta quinta-feira (30). No comunicado, o BC informou que foram vazados dados de 395.009 chaves Pix e que o problema aconteceu por causa de falhas pontuais no sistema do Banese.

Apesar do susto, não foram expostas informações sensíveis, como senhas, valores movimentados ou saldos das contas. Ainda de acordo com o BC, as informações vazadas foram de natureza cadastral, que não permitem a movimentação de recursos nem acesso às contas ou a informações financeiras. As pessoas que tiveram os dados expostos serão notificadas exclusivamente pelo aplicativo do Banese. Não serão feitas ligações, mensagens por aplicativos, SMS ou e-mails.

O Banese também se manifestou sobre o caso, afirmando que a área técnica da instituição detectou “consultas indevidas”. Essa consulta teria acontecido a partir do acesso de duas contas de clientes do banco.

Ainda de acordo com a instituição, é provável que os dados tenham sido acessados por meio de práticas como o “phishing”. Trata-se de uma ação fraudulenta em que criminosos tentam acessar dados confidenciais.

O Banese informou também que o acesso às contas utilizadas para acessar os dados foi revogado e que está adotando mecanismos de segurança para evitar que casos semelhantes aconteçam. Por fim, ressaltou que a divulgação do vazamento não é exigida pela legislação, uma vez que teve pouco impacto para os usuários. Apesar disso, a comunicação foi feita mesmo assim.

Com informações de Agência Brasil