Colgate decide parar de fabricar pasta de dente após reações alérgicas
O motivo poderia estar ligado à mudança na fórmula do produto, que recentemente substituiu o fluoreto de sódio por fluoreto de estanho

A Colgate decidiu parar de fabricar a pasta de dente “Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint” após os relatos de reações e efeitos adversos relacionados ao consumo do produto. A empresa afirmou que o creme dental não apresentava problemas de qualidade.
Foi divulgado um comunicado, onde a empresa diz que “a decisão é incentivada pela investigação conduzida em atenção aos consumidores brasileiros e à Anvisa, tendo por objeto os níveis de aromatizante do produto.” Em março deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia proibido a venda do produto.
Segundo a Anvisa, os efeitos foram lesões bucais, sensações dolorosas, sensação de queimação/ardência, inflamação da gengiva e edema labial. Os sintomas impactaram “significativamente a qualidade de vida dos consumidores” e resultaram em “custos médicos” em alguns casos.
Nas redes sociais, consumidores que usaram o creme dental relataram reações alérgicas e sintomas como aftas, dores da língua, lábio e gengiva. Há relatos de machucados e feridas na boca após o uso do produto, além da dificuldade de escovar os dentes.
O motivo poderia estar ligado à mudança na fórmula do produto, que recentemente substituiu o fluoreto de sódio por fluoreto de estanho. A Colgate afirmou, em março, que todos os produtos e componentes “passam por testes rigorosos e são aprovados por agências regulatórias em todo o mundo” e que “nova fórmula é resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento”, além de “testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil”.
Caso você perceba qualquer tipo de desconforto, irritação ou alteração incomum ao utilizar o produto, é recomendado que suspenda o uso imediatamente e entre em contato com o seu dentista.
*Informações do portal CNN e O Globo