Coluna do João Bosco Bittencourt

Comissão vai ouvir presidente do Banco Central sobre juros extorsivos, nesta terça-feira (25)

Convite foi feito por senador de Goiás que preside a CAE

Atendendo requerimento do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza audiência pública interativa nesta terça-feira (25), a partir das 9h, para sabatinar o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Presidida por Vanderlan, a comissão ouvirá o presidente do BC para ter informações sobre a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 13,75%. 

A reunião terá transmissão ao vivo pelo canal da TV Senado no YouTube e está aberta à participação de qualquer pessoa por meio do portal do e-Cidadania ou pelo Fale com o Senado.

“Quando a taxa Selic aumenta, o acesso ao dinheiro pela população, tanto por linhas de crédito, empréstimos e financiamentos, fica reduzido. Assim, o consumidor deixa de fazer gastos maiores para poupar no período de alta inflacionária. A longo prazo, essa estratégia tende a frear a inflação para que seja possível gerar uma oferta mais barata de acordo com a demanda reduzida. Ao contrário, quando a Selic está em baixa, o estímulo ao consumo é maior e a economia tende a ficar mais aquecida. Ou seja, as pessoas consomem mais”, explica Vanderlan no requerimento.

(Com informações da Agência Senado)