meio ambiente

Comitê criado em Goiás para combater incêndios florestais faz 1ª reunião

Comitê integrará áreas diferentes do governo e da sociedade no combate às queimadas em Goiás

Comitê representa avanço na gestão de incêndios florestais (Foto: Agência Brasil)
Comitê representa avanço na gestão de incêndios florestais (Foto: Agência Brasil)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Corpo de Bombeiros convocaram, para as 10h da manhã da próxima quarta-feira (14), a primeira reunião ordinária do Comitê Estadual de Gestão de Incêndios Florestais (Cegif) de Goiás. Será no auditório localizado no 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

No encontro, os membros do comitê vão se apresentar e apreciar a proposta de regimento interno do Cegif. O titular da Gerência de Gestão e Prevenção de Incêndios Florestais da Semad, Sayro Geane Oliveira dos Reis, afirma que a efetivação do colegiado representa avanço na proposta de integrar áreas diferentes do governo e da sociedade no combate às queimadas e aos efeitos delas decorrentes.

“A prevenção contra incêndios florestais se consolida agora como uma política de governo prioritária, com foco na preservação integral do bioma, no fortalecimento da rede de saúde pública e na garantia do bem-estar da população. O Cegif elevará a atuação do Estado a outro patamar”, complementa Sayro.

O comitê, de caráter consultivo, será composto pelo Corpo de Bombeiros Militar e pelas secretarias estaduais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Educação (Seduc), de Comunicação (Secom), de Saúde (SES), pela Agrodefesa, Goinfra, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Goinfra, todos com direito a voto.

Os membros convidados são representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Ministério Público Estadual, Equatorial, Saneago, ICMBio, Incra, Funasa, DNIT, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ibama, Exército e Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), entre outras que podem vir a ser convidadas.

Sobre incêndios florestais, leia também