FERIADÃO

Confira o que abre e fecha no aniversário de Goiânia, celebrado na segunda (24)

Construída inicialmente com 50 mil habitantes em outubro de 1933, Goiânia celebra seu 89º aniversário…

Confira o que abre e fecha no aniversário de Goiânia celebrado na segunda (24)
Confira o que abre e fecha no aniversário de Goiânia celebrado na segunda (Foto: Jucimar de Souza- Mais Goiás)

Construída inicialmente com 50 mil habitantes em outubro de 1933, Goiânia celebra seu 89º aniversário na próxima segunda-feira (24). Quase denominada “Petrônia” em homenagem a Pedro Ludovico Teixeira, a capital recebeu esse nome após um concurso do jornal O Social onde leitores deram sugestões. Apesar de Petrônia ter tido o maior número de votos, Ludovico preferiu Goiânia e em 1935, formalizou o nome da nova capital.

O aniversário da cidade é feriado municipal, mas nem todos os goianienses terão folga. Isso porque alguns serviços municipais e áreas de lazer da capital vão continuar em funcionamento com horários especiais. As atividades voltam a funcionar normalmente na quarta-feira (26) já que no dia 28 é celebrado Dia do Servidor Público e a comemoração foi antecipada para terça-feira (25) por decreto.

Confira o que abre e fecha durante o feriado

Atende Fácil

As unidades de atendimento do Atende Fácil estarão fechadas na segunda-feira (24/10) e terça-feira (25/10). O atendimento normal será retomado na quarta-feira (26/10).

Saúde

A vacinação de rotina segue no Ciams Urias Magalhães e Centro Municipal de Vacinação das 8h às 17h. A testagem de Covid-19 acontece nas regiões Leste (tenda) e Oeste (drive-thru) na segunda. Na terça, os testes são feitos em escala normal nas regiões Norte e Sudoeste da capital. Os locais de testagem podem ser conferidos no site da Prefeitura de Goiânia.

O Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão, e poderá ser acionado pelos telefones 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados casos de animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Prefeitura vacina contra Covid-19 e Influenza em três postos durante feriado, em Goiânia (Foto: Prefeitura)

Prefeitura vacina contra Covid-19 e Influenza em três postos durante feriado, em Goiânia (Foto: Prefeitura)

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 14 unidades que funcionam 24 horas por dia, conforme classificação de risco; ou seja, com prioridade às situações mais graves. Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192.

A Central de Óbitos de Goiânia funcionará 24 horas durante todo o feriado.

Parques e shoppings

O feriado não vai alterar o funcionamento dos parques Zoológico e Mutirama, que abrem somente de quarta a domingo. Já as lojas e os quiosques do Araguaia Shopping abrem às 8h30 e seguem os atendimentos até às 20h30. A praça de alimentação funcionará das 10h às 22h.

No Goiânia Shopping, as lojas vão atender das 14h às 20h e a praça de alimentação estará aberta das 10h às 22h30. Os restaurantes terão 30 minutos a mais para encerrar suas atividades.

A praça de alimentação do Shopping Flamboyant e do Passeio das Águas Shopping funcionará das 10h às 22h, o mesmo horário será seguido pelas lojas. O funcionamento do Shopping Bougainville será das 14h às 20h para lojas e quiosques e das 12h às 22h para a praça de alimentação.

Comurg

Mesmo com capacidade reduzida em decorrência do feriado, na segunda-feira (24) os serviços de varrição, coleta de lixo orgânico, roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros seguem pela capital. Os atendimentos para casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos também não sofrerão interrupção.

Os serviços da Comurg vão seguir normalmente pela capital

Os serviços da Comurg vão seguir normalmente pela capital (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A população pode solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 35248500/35248555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.

Guarda Municipal e fiscalização ambiental

Funcionamento normal para ambos os órgãos. Em casos suspeitos, a população pode entrar em contato com a GCM pelo telefone 153 ou com o plantão fiscal pelo 161.

Assistência Social e atendimento às mulheres vítimas de violência

Equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia em busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389. O feriado também não vai alterar o funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Goiânia. O espaço, que tem capacidade para acolher 50 mulheres, fica aberto 24 horas por dia.

O encaminhamento para o abrigo é feito pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O abrigo tem psicóloga, assistente social e outros profissionais especializados em lidar com ocorrências do gênero. A localização da Casa é mantida sob sigilo por motivos de segurança.

Supermercados

Segundo a Associação Goiana de Supermercados (Agos), os estabelecimentos terão funcionamento normal. Algumas lojas seguirão o horário de domingo ( 8h às 20h).

Transporte público

A programação para o feriado será mista. Na segunda, os ônibus vão operar com horários de fim de semana com possibilidade, caso necessário, de frota extra de 54 ônibus das 05h30 às 13h30 e 27 das 13h30 às 20h30.

A programação para o feriado será mista

A programação para o feriado será mista (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Na terça-feira (25), todas as linhas voltam a operar com horários de dia útil. A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) orienta os passageiros que utilizem o aplicativo SiMRmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão da chegada dos ônibus

Bancos

A Associação de Bancos (Asban) informou que no dia 24 de outubro as agências bancárias estarão fechadas. As atividades serão retomadas em horário normal na terça.

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt