LIMPEZA DE FIOS

Cooperativas de reciclagem recebem cinco toneladas de fiação de energia desuso, em Goiânia

Todo o material foi recolhido em 15 dias de trabalho

O material que foi repassado à Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) pelas equipes do Programa Cidade Segura está sendo doados para as cooperativas de reciclagem da Capital. Até agora já são mais de 5 mil toneladas de fios que foram retirados dos postes da cidade toda fiação de energia e de telecomunicações excedente e em desuso. 

O projeto foi iniciado em 16 de agosto e já passou pelo Jardim Europa, Vila Mutirão e Setor Campinas. O Programa Cidade Segura é uma parceria entre Prefeitura de Goiânia e Ministério Público de Goiás (MP-GO), com apoio de empresas de telecomunicações e da Equatorial, que visa identificar, regularizar e eliminar a fiação morta na Capital.

“Toda fiação recebida será encaminhada às cooperativas parceiras da Prefeitura cadastradas no programa Goiânia Coleta Seletiva, beneficiando centenas de famílias que vivem da reciclagem”, ressalta Alisson Borges, lembrando que o Cidade Segura vai se estender a todos os bairros de Goiânia ao longo dos próximos meses.

O programa cumpre a Resolução Conjunta de número 004/14 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), artigo 8º, que exige a identificação de todos os pontos de fixação utilizados pelas empresas de telecomunicação.

O promotor de Justiça Carlos Alexandre Marques disse que o Ministério Público tem acompanhado o desenvolvimento do programa. “Em especial, vamos atuar para que a execução do programa traga o mínimo de transtornos para o cidadão”.