homenagem

Correios e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fazem parceria; entenda

Detalhes ainda estão sendo acertados

Correios e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fazem parceria; entenda Detalhes ainda estão sendo acertados
Foto: Divulgação

Os Correios e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) firmaram uma parceria para o lançamento de dois selos em homenagem à reforma agrária. O anúncio foi feito durante a 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, no Parque da Água Branca, em São Paulo.

Um dos selos celebra os 40 anos do MST, completados em 2024. O outro é dedicado ao 17 de abril, Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária, que relembra o massacre de Eldorado do Carajás (PA), em 1996, quando uma ação da Polícia Militar contra uma marcha do movimento resultou na morte de 21 trabalhadores sem terra. Todos os anos, o MST promove o “Abril Vermelho” para manter viva a memória da tragédia.

  • “Prove que é inocente”, diz Lula sobre Bolsonaro em discurso no MST; leia

As peças ainda estão sendo finalizadas, mas os modelos já foram apresentados. Um dos selos traz a imagem de camponeses segurando uma bandeira do Brasil junto à bandeira do MST, com os dizeres “Dia Nacional da Luta pela Reforma Agrária”. O outro mostra a bandeira do movimento cercada por frutas, sementes e plantas, com a inscrição “MST/40 anos/2024”, destacando a produção de alimentos das áreas conquistadas.

De acordo com os Correios, a data do lançamento ainda será definida em conjunto com o movimento, mas a empresa confirmou presença no evento. “Ficamos muito felizes por lançá-los”, afirmou um representante da estatal.

Além dos selos, MST e Correios discutem convênios para ampliar o apoio logístico às cooperativas da reforma agrária, como já ocorre com a Embrapa. Entre as ideias em análise, está a criação de uma ferramenta que funcione como vitrine para os produtos das famílias assentadas.

  • Correios anuncia fechamento da agência no Daia; leia