Sexta-feira, 16 de Outubro de 2026
VOLTA POR CIMA

‘Vou encontrar outra’: pedreiro que viajou 2 mil km por mulher de IA volta para casa

Edimar Rocha Martins, de 49 anos, retornou ao Maranhão na quinta-feira (15), após descobrir que mulher com quem conversava era personagem virtual

Por - Goiânia, GO
Publicado em:
Pedreiro Edimar Martins

O pedreiro Edimar Rocha Martins, de 49 anos, voltou a Imperatriz (MA) na quinta-feira (15), depois de viajar mais de 2 mil km até Belo Horizonte para encontrar uma mulher criada por inteligência artificial (IA). Apesar de ter descoberto que a suposta companheira não existia, ele afirmou que não se arrepende da viagem e pretende procurar outra mulher na capital mineira.

“Eu vou encontrar outra e vai ser no mesmo lugar onde eu fui e eu vou de novo”, declarou Edimar em um vídeo divulgado nas redes sociais após retornar para casa. Ele também afirmou que pretende seguir em frente depois da decepção. “Ninguém pode baixar a cabeça não.”

Edimar deixou Imperatriz no dia 9 de outubro e chegou a Belo Horizonte no domingo (11). O objetivo era encontrar uma mulher que se apresentava nas redes sociais como Jéssica Oliveira, também conhecida como Jéssica Fazendeira.

Nos vídeos, a personagem aparecia em uma propriedade rural, dizia procurar um companheiro e oferecia moradia e ajuda financeira a quem aceitasse viver com ela. As imagens e a voz, entretanto, eram produzidas por inteligência artificial.

Sem saber o endereço da suposta namorada, o pedreiro procurou informações nas ruas de Belo Horizonte e chegou a mostrar fotografias dela a moradores. Foi durante essa busca que descobriu que Jéssica não era uma pessoa real.

Jéssica Fazendeira,mulher feita por IA com quem Edimar conversava (Foto:Reprodução)

Pedreiro diz que vendeu pertences para viajar

Em entrevista concedida após retornar ao Maranhão, Edimar contou que vendeu pertences para financiar a viagem a Minas Gerais. Ele pretendia deixar Imperatriz e começar uma nova vida ao lado da mulher que acreditava conhecer pela internet.

Sem dinheiro para custear o retorno, procurou atendimento da Prefeitura de Belo Horizonte. O município forneceu alimentação, acolhimento e uma passagem de ônibus para o Tocantins, estado onde o pedreiro nasceu.

Edimar deixou Belo Horizonte na terça-feira (13). Durante a viagem, passou mal e precisou de atendimento médico em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Posteriormente, decidiu seguir para Imperatriz, onde chegou na noite de quinta-feira, após mais de 50 horas de deslocamento.

Ele está hospedado na casa de uma irmã.

Criador da personagem nega contato com pedreiro

Edimar afirma que conversava pela internet com a mulher apresentada nos vídeos. O responsável pelo perfil de Jéssica Fazendeira, entretanto, nega ter mantido contato particular com ele ou feito qualquer convite para que viajasse a Minas Gerais.

Em entrevista ao g1, o administrador da conta, que não quis se identificar, afirmou que criou a personagem para atrair público e divulgar produtos comercializados pela internet. Segundo ele, os vídeos eram utilizados para gerar engajamento e vendas.

O responsável disse ainda não saber se outras pessoas utilizaram as imagens de Jéssica em perfis diferentes.

A Polícia Civil de Minas Gerais informou que não havia localizado registro de ocorrência relacionado ao caso. A instituição esclareceu que a criação de personagens virtuais não constitui crime por si só, embora o uso de inteligência artificial para obter vantagens mediante fraude possa configurar infração penal.

Categorias:
Brasil Cotidiano
Tags:
Jéssica Fazendeira loira feita por IA pedreiro Edimar Rocha Martins