COMBATE À VIOLÊNCIA

Defensoria Pública recomenda suspensão de cursos de tiros para crianças em todo estado

Medida aparece após clube de tiro em Jataí ter se tornado notícia na imprensa nacional ao ministrar um curso de tiro esportivo para menores

Jataí: promotora que pediu suspensão de aulas de tiro para crianças reforça que menores de 14 anos não podem utilizar nem airsoft
Curso de tiro para crianças em Jataí (Foto: Reprodução)

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) recomendou a suspensão de cursos de tiro para crianças em Goiás em clubes esportivos do Estado. A medida aparece após clube de tiro em Jataí ter se tornado notícia na imprensa nacional ao ministrar um curso de tiro esportivo e manuseio de arma airsoft (arma de pressão) para crianças.

Segundo a recomendação, a prática deve ser suspensa mesmo que os cursos utilizem apenas armas de pressão ou simulacros. No documento, publicado no dia 14 de abril, assinado pelo defensor público-geral Allan Montoni Joos, é recomendado que as redes sociais intensifiquem o monitoramento de publicações que incentivem a violência.

“Recomenda-se que os clubes de tiro esportivo do Estado de Goiás cessem imediatamente qualquer atividade, ainda que com arma de pressão ou simulacros, relacionada à prática por crianças e adolescentes, de modo que a persistência em tais atividades ensejarão as responsabilidades civis e criminais aos envolvidos”, aponta o documento da DPE.

Na semana passada, o Ministério Público de Goiás (MPGO), recomendou que o clube de tiro em Jataí, suspenda as atividades com menores de idade.