POLUIÇÃO

Descarte irregular de móveis e entulho em calçadas pode gerar multas no Setor Pedro Ludovico

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) recebeu, nesta terça-feira (27), denúncias de moradores do…

A Prefeitura de Goiânia recebeu denúncias de moradores do Setor Pedro Ludovico suspeitos de descartar móveis velhos em calçadas.
Moradores do Setor Pedro Ludovico podem ser multados por descartar móveis em calçadas (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) recebeu, nesta terça-feira (27), denúncias de moradores do Setor Pedro Ludovico, região Sul da capital, sobre móveis velhos, restos de materiais de construção e outros resíduos descartados incorretamente em calçadas. Situação além de provocar poluição, obstrui as vias. De acordo com o Código de Posturas do Município, o descarte de materiais em vias públicas configura infração e pode gerar multa.

Em um dos endereços, agentes de limpesa encontraram duas unidades de cama box deixadas à beira da via. Em outro, um armário desmontado com peças espalhadas pela calçada. Em um terceiro ponto do setor, tijolos e blocos de concreto ocupavam uma faixa que se estende do muro da residência até o asfalto. O lixo irregular se repete em pelo menos outros sete locais próximos.

“Aspecto de desleixo”

Segundo a Comurg, uma vez constatada irregularidade nos arredores de um imóvel, o morador recebe uma notificação administrativa da empresa com o prazo de 72 horas para executar a limpeza. Caso não o faça, o aviso é encaminhado à Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), que tem autoridade para autuar e multar o responsável.

“Nosso objetivo não é tirar dinheiro de ninguém, é fazer os moradores entenderem os problemas que surgem com o descarte incorreto. Móveis e entulhos nas calçadas obrigam o pedestre a andar na rua, atrapalham a passagem de idosos e cadeirantes, servem de esconderijo para animais peçonhentos e, ainda por cima, deixam a rua e o bairro feios, com aspecto de desleixo”, explica presidente da Comurg, Alisson Borges.

Descarte correto

Para descartar móveis e eletrodomésticos, o cidadão deve acionar o Cata-Treco pelo WhatsApp (62) 98596-8555, pelo telefone (62) 3524-8555 ou ainda pelo aplicativo Prefeitura 24h. O serviço é gratuito e os colaboradores da Comurg buscam o objeto indesejado em domicílio, após prévio agendamento.

A coleta seletiva atende toda população por meio de circuito diário e alternado, com horários diurno e noturno, que podem ser verificados no site da Prefeitura de Goiânia (goiania.go.gov.br/comurg). Esse serviço recolhe resíduos sólidos recicláveis, como alumínios, vidros, plásticos e papéis. Basta que o morador deixe o material devidamente acondicionado em sacos ou caixas nas lixeiras.

Já para o descarte de sobras de obra de construção civil, galhadas de árvores, óleo de cozinha ou pneus, a Comurg dispõe de quatro ecopontos. O cidadão pode levar voluntariamente esse tipo de resíduo aos locais, que funcionam todos os dias, das 07h às 22h, com exceção da unidade São José, nos seguintes endereços:

– Ecoponto Guanabara: Rua GB-5 com Rua GB-6, Jardim Guanabara II

– Ecoponto Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville

– Ecoponto Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José

– Ecoponto Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07, Residencial Campos Dourados

Todo material recolhido por esses serviços passa por tratamento individualizado e recebe destinação adequada, com encaminhamento para a marcenaria da Comurg, para cooperativas de reciclagem ou para o Aterro Sanitário.